terça-feira, 24 de maio de 2011

JA CAÍRAM

Em 2006, o Flamengo ganhou uma Copa do Brasil ridícula: o primeiro time da Série A que enfrentamos durante a campanha foi o Vasco, numa final que fez com que a taça ganhasse ares épicos para entrar na sala de troféus da Gávea.
No ano de 2007, o Botafogo não serviu nem para passar da semifinal e dar algum brilho ao título do Fluminense.
Já em 2008, o campeão do torneio em epígrafe foi o clube mais asqueroso do futebol mundial: o Sport Recife.
No ano passado, o Vitória foi da final da Copa à Série B em cinco meses.
Pensando bem, devo corrigir a redundância do primeiro parágrafo: em 2006, o Flamengo ganhou uma Copa do Brasil.
A verdade é que, enquanto não for possível a disputa concomitante, pelo mesmo clube, da Libertadores e da Copa do Brasil, esse torneio será sempre um Estadual piorado, já que, em seu decorrer, há menos clássicos e confrontos entre times da Primeirona do que, por exemplo, no Cariocão, torneio que tem 3 ou 4 times da série A, a depender do ano.
Não se ignora o fato de que a CB é um grande atalho para a competição continental mais importante das Américas, mas não se trata, definitivamente, de um parâmetro para o resto do ano.
Além disso, tropeços no Brasileirão oriundos da preservação de jogadores nas primeiras rodadas pelos times que avançam na Copa, mas não a conquistam, cobram seu preço no final do ano. Como exemplo, podemos citar o Internacional, que, em 2009, mandou um bando de reservas ao Maracanã, por conta da disputa das finais contra o Corinthians, levou 4x0 do Fla, que estava numa péssima fase e só foi campeão brasileiro (em cima do Inter) por conta daquele jogo.
Assim, Ceará e Coritiba, que perderam em casa na rodada de abertura, já podem reservar as terças e sextas do ano que vem. Tais equipes são fracas (falando sério: alguém consegue se lembrar do nome de mais de três jogadores do Coritiba?) e perderam para adversários que teriam que superar, em casa, para que pudessem sonhar com a Série A-2011.
O Bahia, que perdeu do Coelho e possui Carlos Alberto em seu elenco, fatos que, ainda que individualmente considerados, já bastariam para selar a degola de um clube, fará companhia aos dois “semifinalistas da Copa do Brasil” (há jornalistas que acreditam ser um título) supracitados.
A quarta vaga não será do Botafogo, apesar de todo o esforço da diretoria alvinegra. Atlético-PR, América-MG e Figueirense, que deve apanhar feito boi ladrão nas próximas rodadas, subitamente acometido de soberba, advinda da vitória sobre o Cruzeiro, frustarão os planos botafoguenses de buscar o título da série B, objetivo não alcançado em 2003.
Ter-se-á, se meus poderes de análise/adivinhação se manifestaram de forma correta, até 3 quadrifinalistas e 2 semifinalistas da Copa do Brasil na Série B 2012. É realmente um título tão importante assim?




PS 1:Os vascaínos devem ficar ligados: dois empates com o esquadrão do Furacão e um empate com o time titular do Avaí, que é tão ruim quanto o time reserva do Avaí, massacrado pelo Mengão no sábado, só credenciam o time a uma vaga na Sula do ano que vem.
PS 2:Aliás, alguém já reparou que, para se classificar para a Copa Sulamericana, basta não ser rebaixado ? Só um ou dois times não terminam o Campeonato com seu nome marcado com alguma cor nas páginas do Lance! Já imaginaram a euforia da turma do GE Minas com o Coelho classificado para uma competição internacional ?
PS 3:Fla e Flu merecem uma análise em separado, num próximo post.

3 comentários:

Marcelo Braga disse...

Caro representante do Reino dos Urubus,
Não vejo da mesma forma. A Copa do Brasil é uma competição bem peculiar, na qual vence o time que sabe jogá-la. Não é nome nem camisa que ganha esta competição, mas garra, vontade e determinação contam muito nos jogos da CB,independentemente se é um Clube renomado ou não. Clubes que são campeões da CB e jogam a Libertadores da América tendem a fazer boa campanha, principalmente os que mantem o elenco, tais como o Flu em 2008, com a melhor campanha de um time brasileiro numa Libertadores e o Santos neste ano. Como a CB tem o formato parecido da Libertadores, os jogadores que a conquistaram um ano antes já entram mais "calejados". Mesmo que conseguissem colocar os clubes que disputam a Libertadores para disputarem a CB concomitantemente não adiantaria de nada, pois os mesmos não dariam nenhuma importância à CB. A CB não é um Estadual piorado, vide o Urubu esse ano que levou o carioca na base do empate e perdeu só 1 jogo pro Ceará pra decretar sua eliminação, que cá pra nós ser tricampeão de uma competição nacional vale muito mais do que um 32º título carioca. Por fim, meus palpites para o rebaixamento: Figueirense, América-MG, Ceará e Grêmio.

Daniel Reche disse...

Discordo, com a devida vênia, do colega.
A Copa do Brasil vale por ser um atalho para a Libertadores e nada mais. O time que a conquista, em geral, não possui grandes méritos esportivos, mas, pelo menos, garante a participação internacional no ano seguinte.
Todavia, para os times que avançam e não levam a taça, as rodadas perdidas no Brasileiro fazem um estrago enorme no fnal do ano. Já li que o Coritiba vai jogar com os titulares no domingo, contra o Corinthians, para tentar evitar o rebaixamento ao final da temporada (a última oração é ilação minha).
Lembro, também, que a Copa nacional só classifica para a principal competrição continental interclubes no Brasil, uma vez que a Inglaterra, por exemplo, jamais se arriscaria a queimar uma de suas vagas na Champions com Stoke City e quejandos, diferentemente do que oferecemos a Paulista, Santo André etc.
Aliás, campanhas medíocres na Liberta de times oriundos da CB são a regra. Vejamos: Santo André (2005) e Paulista (2006)- Primeira Fase; Fla (2007), Sport (2009)e Corinthians (2003 e 2010) - Oitavas.
Friso, também, que os principaios clubes ingleses, alemães e espanhóis não jogam as Copas nacionais comn seus times titulares nas primeiras fases, mas, com as tais torneios e seus semelhantes continentais espalhados ao longo de todo o ano, seria possível cobrir o calendário.
Discordo, também, do nobre colega, quando diz que tem sucesso na Copa do Brasil times que sabem jogá-la. O Ceará, com Washington, Geraldo e seus amigos, tem qual nível de expertise em competições relevantes ? E o Coritiba, do "craque" Anderson Aquino ? São times que só podem sonhar com a sobrevivência na série A em 2012. Aliás, as campanhas supracitadas dos times brasileiros no torneio americano mostram que eles não tem qualidade, em regra, para jogar uma competição de nível razoável.
Por fim, ressalto apenas que sei que a CB tem mais prestígio do que os Estaduais, mas continuo achando mais dificil ser campeão com vários empates contra Vasco, Botafogo, Flamengo e Fluminense no torneio doméstico do que avançar na CB com empates contra Atletico-PR, Nautico e Avaí.

Abraços

Anônimo disse...

melhor libertadores do brasil e o paysandu e o criciuma


nao o florminense, estude