quarta-feira, 10 de março de 2010

Mudar sem perder a ternura jamais!



 +++

Em 1993, por esta mesma época do ano, o Flamengo brindou sua torcida com um elástico 8 a 2 sobre um time venezuelano chamado Minerven. Pelo histórico do país, já era muito estar nas oitavas da Libertadores. Por coincidência, o futebol da Venezuela vem dando saltos de qualidades desde então. Tanto é que o time do Caracas, vestido de cima a pé da oposição a Chaves, foi eliminado no último ano sem perder um jogo sequer em seu estádio. Fora a seleção que já não fica mais em último e até se classifica para as olimpíadas no lugar do Brasil. Time de Dunga que foi derrotado no profissional, em 2008.
Apesar de todo esse salto de qualidade, a verdadeira revolução bolivariana, realmente relevante para o nosso aguerrido continente, é a representação máxima da metáfora política, na beleza da integração cultural e na sociabilidade do futebol brasileiro em seu arquétipo carismático máximo, o Flamengo - ponto único e convergente da verdade suprema e integrada diretamente à raça humana!
Hasta La Victoria Siempre!!!

É satisfatório ver o retorno de Petkovic e o teste significativo sem Adriano. Em seis ausências, seis vitórias, todas contra os soníferos do Rio. Talvez a velocidade e a ousadia de Pacheco, mais a experiência e a técnica de Pet possam ajudar a formar um novo estilo de jogo, mais eficiente do que o que foi visto no primeiro turno do estadual! Temos que deixar de lado um pedaço do nosso ego e nos esforçar para contribuir para a causa rubro-negra que é alcançar o topo de tão significativa dinastia - as Américas, o símbolo da liberdade e da integração entre os povos, a metáfora necessária para o mundo atual, interconectado e imerso (em dúvidas). O clube sempre será uma entidade muito mais significativa do que seus atores, por isso, ou as conversas andam com coerência ou tudo vira bagunça.
Esse Marcos Braz, não posso afirmá-lo. Deve ter contribuído bastante para o sucesso do time. Não sei se por poder simplesmente ou em busca de uma organização. Entretanto, ao meu ver, estando a 180 Km do Rio (mas sou assinante do Globo), ele me parece bastante arrogante e emotivo demais. Apesar disso, parece estar trabalhando a imagem do Adriano no clube. Até domingo, o boato espalhado continha substâncias ilícitas na noite do imperador. Assim, veio a público e anúnciou a questão, não se negando a tocar no assunto, mas afirmando que o problema era com o álcool que, como todo mundo sabe, é um tipo de bebida liberada e por que não, necessária no atual estágio social, mas que também tem consequências ruins, quando em uso abusivo e prolongado. A falta de limites fora do campo é responsabilidade de cada um. Todavia, dentro do certame a verdade é uma e o bicho tem que comer: bola na rede, raça em campo, amor à camisa.

Nenhum comentário: