quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Os idiotas do futebol moderno

Cruzmaltinos desse planeta,

nem estava me programando para escrever hoje, mas ao ler o texto esportivo do Terra Magazine eu tive que me indignar e gritar "Chega!".
No mundo do futebol, várias mentiras são repetidas eternamente como se fossem verdades. Como aquela de que só o calendário europeu salvaria o futebol brasileiro. Balela!
Agora me vem um retardado que nunca deve ter sentado o rabo no cimento de uma arquibancada falando que está havendo um "re-alinhamento dos clubes grandes do Brasil" baseado na capacidade finaceira destes. Quanta bobagem. O engravatado em questão tem pós-Graduação na Espanha, país cujo futebol se assemelha ao de Minas Gerais, com a diferença que o Atlético e Cruzeiro deles é mais rico. Talvez isso explique a analise estúpida do consultor.
Ele vomita frases de efeito como "Todo mundo fala que aqui é diferente, que pode ter sete, oito, dez campeões, mas nunca vi isto acontecendo". Não vê porque é cego. Ao início deste campeonato, qualquer um que apostasse na vitória do Flamengo seria ridicularizado. Nos últimos 10 anos, no Brasil, exatamente SETE clubes diferentes conquistaram a taça. Amir Somoggi MENTE. Ele diz: "Se São Paulo ou Flamengo for campeão, fica a fotografia igualzinha à da Europa." Nem na Espanha, onde o almofadinha estudou, isso é completamente verdade: nos últimos 10 anos, foram quatro clubes campeões. Pelo método de análise do infeliz, o La Coruña, campeão da temporada 99/2000, não teria chances. A tal "fotografia" não existe. E ainda existe uma possibilidade boa de não dar nem São Paulo nem Flamengo, e a tal análise vai pra onde ela deve: pro ralo.
Curiosamente, entre os 7 times que o "jênio" aponta como os "novos grandes", está o Grêmio, que ganhou seu último título nacional (uma Copa do Brasil...) em 2001 e esteve na segundona em 2005. Nesse mesmo período, o Atlético Paranaense teve um desempenho mais vitorioso, mas fica de fora. Mais uma prova de que dinheiro é só papel: sozinho ele não cria um grande clube (teria alguma relação com a inclusão do tricolor gaúcho o fato da firma que o consultor representa ter escritório em Porto Alegre?) .
Nem falo do Vasco, que está em sua década negra, mas o Santos, que ganhou 2 brasileiros nessa última década, é colocado, junto com a gente, num esquadrão intermediário...
Quanto mais esses almofadinhas tentam se meter no mundo da Bola, mais bobagem a gente vê. Talvez seja essa a marca do futebol moderno.

...

PS: Meu irmão - tricolor ferrenho - fez uma reclamação que é justa. Jogo em dia de semana às 16h, feriado ou não, é dureza. Sem vender ingresso no dia então, é pra ninguém ir! E qual será a justificativa para o Volta Redonda x Flamengo ser às 19h30, se o jogo acontece na cidade do aço, onde não é feriado!? E pro clássico de domingo começar às 19h30, no Engenhão!?! Alguém deve estar muito interessado em acabar com o Carioca...

2 comentários:

Thiago disse...

Primeira vez que entro nesse blog. Ótima analise. Curioso é que um idiota desses vai dizer que o Manchester City é um dos grandes clubes da Europa, quando na verdade é um clube rico (só porque os arabes compraram). Fazemos o seguinte: guardamos a análise desse besta e esperamos cinco anos, pra ver se vai se concretizar.

Jota Oliveira disse...

é o william bonner?