terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Motivação

Cruzmaltinos desse planeta,

Motivação é importante, mas não é tudo. A motivação ajuda alguns a se superarem. Mas um time não pode se basear em superação. Ela é aquele gás extra, aquela reserva de emergência, aquele fundo de reserva. É a cereja do bolo, não pode ser o arroz com feijão.
Me lembro do início da década, quando a torcida gritava "O Vasco é o time da virada". Um grito forte, um belo canto para as arquibancadas. O problema foi quando o time começou a acreditar demais nisso. O time foi ficando negligente na defesa, foi tomando gols pois sabia que a reação viria. E por um tempo ela veio mesmo. Mas não dá pra contar só com isso, e com o tempo os resultados foram parando de acontecer, as viradas foram virando empates até a hora que se tornaram derrotas. O torcedor pode contar com o excepcional, com o mágico. O profissional não.

Numa entrevista com nosso treinador e o do Fluminense, Cuca definiu o time tricolor como "Time de Guerreiros". Não é surpresa nenhuma pra ninguém que Cuca é um sujeito desequilibrado, que não tem equilíbrio emocional e passa isso para seus comandados. Vemos agora que ele assumiu o grito da torcida como mote. Mau sinal.
A reação do Fluminense foi algo realmente incrível, inédito no futebol. Não pode ser banalizado. Não podem ficar achando que isso vai acontecer o tempo todo. Aquilo só aconteceu porque o time estava com a faca no pescoço. Estão de parabéns, mas é bobagem acharem que vão render o mesmo quando tiverem em condições normais de temperatura e pressão. Em minhas comunidades do Orkut, vi gente avaliando o time do Fluminense com base no fim do Brasileiro, dando notas altas para Gum e Dalton, por exemplo. Está óbvio que os dois não são melhores que o zagueiro Álvaro, do Flamengo, como muitos estão pintando. Aliás, o time do Fluminense tem dois craques (Fred e Conca) e duas promessas (Maicon e Mariano). O resto é mediano, alguns até fracos. Contar que eles jogarão com aquela vontade toda é se iludir.

..
PS: Eu falo do desequilíbrio de Cuca, alguns falam que é exagero. Pois, no primeiro jogo-treino da temporada, contra o Rio Branco, no Espírito Santo, o treinador tricolor conseguiu ser EXPULSO de campo... Exagero...

..
PS2:

Como esse é o primeiro post de 2010 que se refere a algum dos outros times (não vou chamá-los de rivais, já que isso seria colocá-los à nossa altura), vou explicar porque falo tanto daquele clubinho das Laranjeiras. Sou vascaíno de coração, influenciado por meu padrinho, um primo mais velho e um vizinho. Porém, em minha família, sou o único que teve essa felicidade. Meu avô (que Deus o tenha), meu pai e meus dois irmãos padecem do mal de serem tricoletes. Por muito tempo eu até achei que era o primeiro a pensar nessa família Saldanha, até que recentemente eu descobri que meu Bisavô, português, e os irmãos de meu avô eram todos vascaínos, mas isso é história pra outro dia... Enfim, o que acontece é que eu acabo tendo mais contato com a torcida deles, e ouvindo as galhofas deles... Pronto, tá explicado!

Nenhum comentário: