quinta-feira, 21 de junho de 2012

Porque não acreditar?


Tricolores e hereges de outras cores,

Nada como uma goleada para serenar os ânimos! Semana tranquila, sem turbulência nem barulho. Bem diferente do que se viu, injustificadamente, na semana anterior.

Injustificado porque, se o empate com o Inter não foi um bom resultado, está longe de ser uma tragédia. Até porque, como mostrei no post anterior, se o início do Brasileiro do Flu não é empolgante, tampouco é motivo para desespero.

Preocupante, entretanto, me parece o comportamento de parte da torcida.

Como se fossem Rainhas de Copas, torcedores de blogs e redes virtuais pediam cabeças cortadas (talvez com saudades de quando chegamos a ter 6 técnicos em 18 meses). Outros profetizavam o tricolor fora da disputa pelo título e até mesmo da vaga para a libertadores. Um destempero, um pessimismo, na minha opinião, desmedido.

Nas arquibancadas também se nota tal comportamento. Muitos querem tapar o sol com a peneira e preferem criticar o horário, o clima, o preço do ingresso, ou a localização do estádio. Mas se haviam 4 mil tricolores no primeiro jogo do Flu contra o Boca na Argentina... A Bombonera agora é mais perto do que o Engenhão? É mais barato ir à Buenos Aires que ao subúrbio carioca?  

A verdade é que a torcida abandonou o time. E isso na quinta rodada! Se estivéssemos na situação do Atlético-MG, do Grêmio ou do Botafogo eu até entenderia. Esses times não ganham nada de importante há pelo menos uma década, e não tem perspectiva de ganhar nada tão cedo. Mas esse não é o caso do Flu. Com o Corinthians fora do páreo, e o Santos com meio time nas Olimpíadas, alguém discorda que somos favoritíssimos ao título? Porque não acreditar?

O Campeonato Brasileiro é sempre equilibrado, as coisas pro Flu nunca são fáceis, mas fica bem mais complicado sem o apoio da torcida.

Nas duas próximas semanas jogaremos em Goiânia e no Recife. Certamente, muitos tricolores de outras cidades do Centro-Oeste e do Nordeste pegarão a estrada para estar ao lado do Flu. Percorrerão distâncias muito maiores do que aquela que existe entre Ipanema e Engenho de Dentro. Que o esforço deles sirva de exemplo àqueles que não querem sair da Zona Sul.  

ST

2 comentários:

Jonathan disse...

Concordo plenamente.

Marcelo Braga disse...

Perfeito, Renato.