sábado, 4 de fevereiro de 2012

O futuro no pretérito

Companheiros Flamengos!

Luxa se foi.
Com ele vão também preparador, auxiliar, gerente, vice-presidente, diretor, e vários outros cargos de eficácia duvidosa. Esta terceira passagem por Luxa no Mengão, em minha modesta opinião deve ser cirurgicamente separada em metades(não necessariamente iguais).
Clara e obviamente o cara não conseguiu arrumar um time ou mesmo um esquema de jogo em 20 meses de trabalho. Meu amigo Juliano França bem lembrou que ele teve 2 pré-temporadas planejadas e executadas por ele próprio e nem assim deu jeito na bagunça técnica e tática que existia antes de sua chegada. Foram contratados jogadores que ele indicou, e mais alguns; jogadores dos quais ele não soube "tirar o máximo de cada um". A insistência com certas peças irritou imensa maioria da torcida, uma teimosia injustificável. Retorno prático apenas o protocolar carioquinha e uma mais protocolar vaga na libertadores; muito pouco, quase nada. Os excessos de auto-afirmações, xingamentos a jogadores e aquela soberba não aparada em resultados o tornaram uma figura estranha e avessa aos olhos rubro-negros. E ponto final. Tecnicamente um fiasco.
Porém...negar que o Luxa montou um estrutura de futebol profissional, com campos de treinamento, vestiários, refeitório e gestão jamais vistos no Flamengo é querer secar o gelo do iceberg. E antes que o enxovalhamento comece, eu também acho que o Flamengo passou 100 anos ganhando tudo sem nenhuma dessas "frescuras". O que de modo algum quer dizer que podemos prescindir de tais facilidades. É como pensar: "Pô to com 120 kg mas to pegando as mulé toda, não preciso emagrecer". Gigante como é, o Mengão precisa sempre pensar em melhorar tudo quanto possível for.
Não deu mole pra farra de jogador, dava treino em dois horários, concentração e regime disciplinar poucas vezes antes visto na Gávea Sagrada.
 E neste aspecto fica meu agradecimento ao Pofexô.
 Pensando bem, Luxa seria um baita diretor de futebol, executivo, terno, gravata,Rolex e sapato lustrado, concorda?
No campo, no entanto, reitero: fiasco.
Chega Joel Santana e já vou falando: sou fã do Joel, mesmo com a presepada de 2008!
Peça rara no futebol, fala o que o jogador gosta de ouvir. E ponto final.
Vai ser osso ver quatro volantes no meio-campo, provavelmente jogando trancado e saindo no contra-ataque. Quem acha que Mr. Santana is going to put the team foward is redondamente iludido!
Nem sei se as opções eram tão melhores, eu pensei bastante e se era pra colocar um boleiro eu preferia o Andrade. Eu queria mesmo o Jorge Sampaoli da Universidade de Chile, me encheu os olhos na última temporada.
Enfim, é com Joel que vamos e é ele que vai nos guiar rumo ao Bi da Liberta.
Good Luck pra nós, tamo de olho Joel!

SRN

P.S.: Música do Dia: Belchior - A Palo Seco


P.S. 2: O jogo de ontem foi OK, destaque apenas para a estreia de Matheus Bebetinho. Que o garoto venha com o DNA rubro-negro e a bola que o pai jogou.



2 comentários:

Renato Saldanha disse...

Alguém ai acha sensato fazer a pré-temporada com um técnico e trocá-lo no início de fevereiro? Flamengo-2012 tá com cara de submarino: pode até boiar, mas foi feito pra afundar.

Anônimo disse...

Campanha Jorge Sampaoli técnico do Mengão