domingo, 23 de outubro de 2011

Queimando a língua

Cruzmaltinos desse planeta,

Ao ver a escalação de nossa equipe para a partida de hoje, confesso que fiquei desanimado. Afinal, com a ausência do artilheiro pelÉlton - gripado - nosso treineiro decidiu por colocar o craque Diego Showza no ataque e povoar nosso meio com toda variedade de volantes existentes na fauna futebolística. O maestro Felipe foi escalado na lateral esquerda e tive calafrios só de pensar em Douglas como companheiro do Mito Dedéckenbauer. Parecia um time mais uma vez armado para buscar o empate, se contentando em não sofrer gols de um time que luta contra o rebaixamento - mas que jogava em casa e vinha com 3 atacantes.
Mesmo assim, me posicionei durante a TV munido de mais paciência do que realmente eu precisaria no jogo de hoje. Antes de começar, um MSN para um amigo: "Vasco vai perder esse jogo. Cristóvão perdeu na escalação. Joel vai dar nó no time...". Porém, dentro das 4 linhas, o que observamos foi bem diferente do que eu imaginava...
O que parecia um 4-5-1 covarde se mostrou na verdade um esquema quase a moda antiga, com Jumar cobrindo as subidas de Felipe como um cão de guarda e Allan fazendo o mesmo do lado direito com Fagner. Éder Luís, do alto de sua ruindade, tentava se alternar pelas pontas para tabelar com os laterais ofensivos, infernizando a vida do baianos.
Mas nem tudo foi festa. Com 15 minutos Eduardo Costa sentiu e deu lugar para o volante zidaNilton, que apesar de ter qualidade, ainda está longe de ter ritmo de jogo. Aliás, fica a pergunta: já é a segunda vez nas últimas rodadas que Eduardo Costa entra como titular e sente contusões que o tiram de jogo antes dos 20 do primeiro tempo. Ora, será que não dá pra detectar esse tipo de coisa no vestiário? Nesse inicinho, o tricolor da preguiça acertou um chute em nosso travessão. Mas foi só. Depois o Carrossel Cruzmaltino começou a rodar e a baianada ficou dançando. Em uma tabela rápida, o Maestro recebeu do camisa 10 e tirou com extrema categoria do goleiro Marcelo Lomba, abrindo o placar.
Na segunda etapa, o gigante veio mais conservador. Se defendendo, deixou o Bahia crescer e só criava no esforço individual dos craques. Porém, quando vinhamos piores no jogo, já nos descontos, num contra-ataque nosso DS10 deu números finais ao placar.
2x0. 57 pontos. 1o lugar. 7 jogos para o final do campeonato. 3 pontos abaixo de nossa previsão de 72 pontos, mas ainda dá pra chegar lá.
Hoje durmo e não vejo ninguém na minha frente.

**

Pro jogo contra o São Paulo, temos pelo menos 2 desfalques complicados. Diego Souza e Fagner tomaram o terceiro cartão amarelo e estão suspensos. No lugar do lateral, a entrada do garoto Allan nos tira ofensividade, mas é confiável. Para o meio, a coisa complica mais... O ideal era contar com o Reizinho, no entanto não sabemos se poderemos contar com Juninho, então talvez a melhor opção seja escalar o maestro Felipe para o meio e Julinho para a lateral esquerda... Uma vitória nesse jogo nos deixarão em uma situação pra lá de confortável. Nessa reta final, é vencer ou vencer.

**

No meio da semana tem Sulamericana. Com sinceridade? O torneio dá pouco dinheiro e não tem muito prestígio. Seu único mérito é dar vaga para a Libertadores, mas isso nós já temos. Então, não vale a pena se desgastar com esse campeonato. Até porque quanto mais formos avançando, maiores serão as expectativas, e não podemos nos dar ao luxo de dividir esforços por agora. Imagine ter que ir pra Quito jogar contra a LDU e na semana da 38a rodada?
Time reserva neles e seja o que Deus quiser.

Nenhum comentário: