quinta-feira, 26 de maio de 2011

Notas da Semana

Torcida que atrapalha 1: Dois desocupados foram ao treino do Fluminense para protestar contra o goleiro Ricardo Berna, pelos gestos e declarações na noite do jogo contra o Libertad. Alguém acha que esse protesto, quase 1 mês depois do ocorrido, ainda ajuda em alguma coisa?

Camisa 1: Desde a saída do Kléber, no final de 2005, um filme se repetiu nas Laranjeiras. A diretoria contratava a peso de ouro um goleiro para substituir o Fernando Henrique, tão contestado pela torcida. Antes do meio do ano, FH, mesmo com toda a cachaça, se mostrava melhor que o contratado e recuperava sua titularidade. Foi assim com Diego (ex-Atlético PR), Rafael (ex-Vasco), e só não será assim esse ano porque o goleiro-presidente não está mais por lá.

Torcida que atrapalha 2: Justamente agora que a nova diretoria tricolor resolveu investir em jogadores jovens, ao invés de medalhões em fim de carreira, a torcida lança uma campanha na internet pela contratação do Gilberto, do Cruzeiro, de 35 anos.

Leilão: A diretoria do Flu fez bem em não entrar em disputa com o Botafogo por Elkeson. O ex-meia do Vitória é só uma promessa, e só valeria a pena se fosse barato.

Torcida que atrapalha 3: Ainda na internet, vejo que se inicia, com a colaboração do blogueiro tricolor do Globoesporte.com, uma campanha pela construção de uma Arena para o tricolor. O clube tem 365 milhões de reais em dívidas, não paga nem o FGTS dos funcionários, não tem CT, Xerém está um lixo, e os caras falando em construir estádio.

Marketing: É louvável o esforço da nova diretoria em ações de marketing. O pacote com ingressos para todos os jogos com mando do Flu é mais uma ótima iniciativa. Mas ainda é preciso melhorar. O produto deveria ter sido lançado com maior antecedência, e o jogo contra o Palmeiras (ainda sem data, local, ou horário definido) não deveria ter sido incluído.

Ironia: Émerson deixou uma dívida de 1,5 milhão de reais no Iate Clube do Rio, e uma pendência com a Justiça. Ele foi condenado por falsidade ideológica, por ter adulterado sua idade no começo da carreira. Começou seus dias de jogador como gato e acabou como rato.

Favorito: O Vasco tem tudo pra sair da fila, se sagrar campeão da Copa do Brasil e deixar a série B psicológica (onde permanecem o Botafogo, Palmeiras, e Atlético MG). Mas, se perder pode desenterrar aquela camiseta: “o sofrimento não pode parar”;

Só lembrando: Felipe, atual comandante da nau bacalhau, também liderava o Flamengo no vice da CB de 2004. E o melhor jogo de Diego Souza com a camisa do Flu também foi no segundo jogo de uma semi-final da CB, em 2005, contra o Ceará. Depois, em uma final também em São Januário, deu no que deu.

Em tempo: Pra mim, um título da Copa do Brasil vale por uns dois estaduais. Mas concordo que esse torneio seria muito melhor se a CBF (Central de Bobagens com o Futebol) incluísse os clubes que estão na Libertadores. Claro que estes clubes poderiam entrar só nas oitavas, e que seria necessário enxugar os estaduais (no Rio, 12 clubes no máximo), mas mesmo assim acho que valeria a pena.

Gestão: O zagueiro Thiago Sales acaba de deixar o Flu sem ter feito nenhum jogo. Ele ficou por lá 8 meses, recebendo R$ 35 mil por mês! Também já deixaram o clube, sem entrar em campo, os laterais Douglas Maia (que recebia 10 mil e sequer treinava) Gérson e Marquinhos (esse eu acho que entrou em 1 ou 2 jogos). Todos chegaram graças ao grande Alcides Antunes, amigo do Muricy...

Próximo Confronto: O Fluminense pega, neste domingo às 18h30, o Atlético GO, no Serra Dourada. Ano passado, o Flu ganhou dentro de casa (1x0, gol do Marquinho) e perdeu fora, 1x2 com o Coração Valente marcando pelo Flu. Pra cima deles Flu!

4 comentários:

Camilo Rangel disse...

Legal o post, mas existem detalhes.
Torcida que atrapalha não, torcida organizada que atrapalha, e nesse caso, minoria.

Achei interessante o comentário sobre Elkeson. Acho que o Fluminense deveria ter levado essa, mas como você mesmo disse, sem leilão, isso já é demais.

Quanto ao Gilberto, concordo quanto ao lance de investir em jogadores novos, mas Gilberto, apesar da idade, tem raça e faz gols. Coisa que nossos meias não andam fazendo.
E, está difícil encontrar jogadores no mercado, quando acontece, perde para o Botafogo.
Se não me engano, Elkeson foi o segundo.

Marcelo Braga disse...

Renato,
Os desocupados foram pagos, não tenha dúvida. Dependendo do custo, Gilberto seria bem-vindo, principalmente pra fazer sombra ao Conca. A casa do Flusão é o Maraca e não se fala mais nisso. Vai mais uma idéia sobre a CB: os clubes que forem eliminados da Libertadores entrarem nas oitavas, se for possível no calendário. Com relação a esses jogadores parasitas que passam e até ficam no Flu, é muita gente envolvida (empresários, TRAFFIC etc) e interessada nessa grana que eles ganham mensalmente, ou você não acha que o empresário do Thiago Sales, Marquinho, Gérson, Leandro Teixeira, Williams, Douglas Maia (irmão do Diogo) não levam boa parte do salário deles? A Instituição Fluminense não pode ter rabo preso com ninguém, como acontece nesses casos. É tudo troca de favor. A única coisa que a torcida tricolor precisa ter pra vibrar com um camisa 1 digno de vestir a mesma camisa que Castilho vestiu um dia é paciência e nada mais. Amanhã estou partindo pra Goiânia e domingo estarei mais uma vez presente no Serra Dourada como em todos os jogos nesses últimos anos, com a esperança da volta daquele futebol esquecido em 2010. SAUDAÇÕES TRICOLORES!!!

Daniel Reche disse...

As Competições deveriam ser distribuídas ao longo de todo o ano.
O problema do calendário que a Conembol e a CBF enxergam são os seguintes:
1- os times da América do Sul mudam demais em 12 meses. Assim, fazem a Libertadores em um semestre para que os times não se desfigurem demais aolongo da competição.
2-A CB é colocada no primeiro semestre porque a maior parte dos times brasileros é sazonal: só existe até maio.
A solução acomodatória seria que os Estaduais classificassem para a CB da mesma temporada, iniciando-se o torneio nacional em maio/junho, talvez sem os times da Libertadores na primeira fase. Concorda ?

Renato Saldanha disse...

Camilo, não acho que podemos culpar as T. O. neste caso. Na minha opinião, esses 2 sujeitos, embora estivessem com uma faixa de uma torcida, não representam torcida nenhuma. Ou eles foram pagos (como lembrou bem o Marcelo) ou são só dois babacas querendo aparecer. Mas seja bem-vindo! Corneta aí quando quiser!

Daniel, concordo. O ano devia começar com os Estaduais (bem enxutos) e os torneios continentais (libertadores e sul-americana). No segundo semestre, CB (no meio de semana) e Brasileirão (só no fim de semana). Mas parece que a TV argentina exige da Conmebol torneios continentais o ano todo. Mas ai é só mandar eles à merda, é fazer desse jeito!

abraços,