quinta-feira, 3 de junho de 2010

Credulidade

Cruzmaltinos desse planeta,

o grande nome da oposição essa semana é Paulinho. Não, não estou falando do ruivo cabeça-de-área que andou jogando na Era Gaúcho. Estou falando do Blog de denuncias contra o Vasco que tem municiado aqueles que querem semear a discórdia na Colina. Já faz algum tempo que venho falando da má qualidade da imprensa esportiva. Da falta de compromisso com a apuração, com o excesso de boataria que figura nas páginas de esportes dos principais jornais e sites especializados. Como já venho dizendo: nem sempre dá pra confiar no que se lê sobre futebol. E olha que estamos falando aqui de veículos sérios, dotados de credibilidade conseguida através de décadas de serviços prestados. E mesmo assim, temos que ficar com um pé atrás.
Agora, o que dizer do Blog do Paulinho? Um zé ninguém, que brinca de jornalismo, assina com o diminutivo e parece só ter um objetivo: sensacionalismo contra a atual gestão do Vasco. A cruzada desse indivíduo (tenho até dúvidas se é uma pessoa só ou se é um grupo de pilantras) não vem de hoje, mas atingiu seu ápice essa semana, quando uma de suas matérias difamatórias foi espalhada pela torcida do Vasco em todas as redes sociais, motivando o Conselho de Beneméritos do club (presidido pelo ex-manda-chuva e ex-croque Eurico Miranda) a pedir explicações. O conteúdo das denúncias é quente, mas sua fundamentação é tão furada que nenhum outro veículo embarcou na campanha. A matéria do Blog do Paulinho acusa o presidente Roberto Dinamite de ter desviado cerca de 50 mil euros (quantia que, no mundo milionário do futebol, é irrisória) para uma conta nas Ilhas Cayman. Oferece como provas Swifts bancários atestando que o dinheiro saiu do Panathinaikos para a conta de um empresário de boleiros. E o resto é tudo uma rede de suposições e presunções de culpa. Os documentos apresentados não deixam claro sequer se os valores realmente eram referentes à transação que o blogueiro (não vou chamar de jornalista) afirma ser. É tudo baseado no achismo.
Engraçado que há algum tempo a oposição sofreu uma denuncia semelhante, no Caso Paulo Miranda, com provas muito mais conclusivas, e desconversou, disse estar tudo dentro da normalidade. Olha que naquele caso os valores eram em torno de U$2 milhões. Mas pro Dr. Eurico pode tudo, certo?
O problema é que a maior parte da população, incluindo aí a imensa torcida bem feliz, não sabe distinguir se uma fonte é confiável ou não, se um veículo tem credibilidade ou não (aliás, o slogan do Blog do Paulinho é, ironicamente, "Jornalismo com Credibilidade"). O denuncismo virou estilo jornalístico no país, e ainda temos uma tradição do "vale porque está escrito". Assim, a torcida se ilude com os boatos de contratação mais absurdos levantados por blogs que não têm o menor compromisso, se revolta com denúncias de pessoas que não se preocupam em fundamentar, se desespera por ver a "imprensa parela" pintando um Vasco horrível e irreal. O Gigante da Colina tem diversos defeitos, a gestão do presidente-ídolo peca em vários quesitos, é verdade. E eles ainda inventam mais coisas, pra enfeiar nosso objeto de devoção. É uma campanha de difamação. E essa campanha sem dúvida tem um mentor e um propósito.
Apesar de quase todos os membros do Corneta serem jornalistas, o que fazemos aqui não é jornalismo. Nossa preocupação não é informar, é opinar. De maneira divertida, mas isenta. Ninguém aqui recebe nada de ninguém para defender ou atacar clube nenhum. Infelizmente, nem todos os blogueiros têm o mesmo compromisso ético.

..
O Vasco costuma dar azar quando joga contra o Guarani. Hoje, no entanto, não podemos dar a menor margem pra má sorte. Uma derrota nos colocará na vice-lanterna do campeonato, enquanto uma vitória pode nos deixar entre o sétimo e o décimo-terceiro lugar na classificação, dependendo do placar. O time tem que entrar com esse espírito, sabendo que é vencer ou vencer.

..
Duas possíveis boas notícias: Além de Robinho - que está com a seleção, Neymar também não encara o Vasco no jogo fim de semana. Se Paulo Henrique Ganso se machucar nos treinos até lá, pegaremos um Santos pra lá de medíocre.
A outra diz da possibilidade de permanência do garoto-prodígio Philippe Coutinho, por ele não ter o passaporte comunitário, o que faz o clube que recebê-lo gastar uma de suas vagas par estrangeiros com um garoto de 18 anos. É claro, ainda é só uma especulação, mas já ajuda...
E acender as velas e torcer, meu povo.

Nenhum comentário: