quarta-feira, 21 de julho de 2010

Novo manto (?)

Cruzmaltinos desse planeta,

como vocês sabem, agosto vem se tornando o mês do lançamento oficial dos novos uniformes do Gigante da Colina. Aproveita-se o mês do aniversário do club e faz a festa de roupa nova. Por isso, o mês de julho vem sendo sempre cercado de especulações sobre os modelos que a fornecedora apresentará. Geralmente não dou bola pra isso, já que de boato em boato já tivemos decepções que chega no campo das contratações, mas a polêmica foto que teria vazado hoje me fez escrever. Segundo o diretor de marketing Marcos Blanco, a camisa deve ser lançada na semana que vem. Segundo o jornalista Fábio Azevedo, será inspirado no uniforme de 1975. Segundo os boateiros da internet, a camisa nova é assim:


A camisa de 75 não é muito diferente daquela com a qual conquistamos nosso primeiro título brasileiro, em 74, contra o Cruzeiro. Com um modelo bem parecido, conquistamos ainda a Taça Guanabara e o Campeonato Carioca de 1977.


A gola é esquisitona, mas não dá pra negar que é uma camisa "pesada", que carrega uma história fantástica e faz tremer os adversários. Sou um grande fã de camisas em estilo retrô, mas ainda não sei o que penso da camisa. Ainda tenho alguns dias para decidir, caso o boato realmente se confirme.

..
Para você que, como eu, é um apaixonado pelos uniformes do nosso Vascão, indico o blog "Manto Vascaíno", que acompanha a evolução das camisas e traz fotos bacanas de algumas raridades...

..
Falando em boatos que não se confirmaram, parece que a diretoria do Lanús melou a transferência do zagueiro Jadson Vieira. Assim, voltamos à caça...

5 comentários:

Felipe Hutter disse...

Muito feia.

Rafael Saldanha disse...

Quem usa abadá pra joga bola não pode comentar nesse tópico.

Anônimo disse...

Achei que a camisa tem um ar BEM retrô. Se for essa a proposta mesmo, conseguiram o que queriam. Mas, sinceramente, acho camisas retrô muito legais para fora das quatro linhas e não dentro delas... Sei que o Saldanha usou o termo "pesada" noutro sentido, mas a camisa me parece pesada mesmo (eu sei que ela não deve ser pesada e deve ser feita com a mais alta tecnologia de camisas, mas que parece, parece).
Outras duas coisas que não gostei:
A faixa nas costas... Prefiro sem. E a borda vermelha da faixa na camisa preta. Sempre achei mais bonito sem a borda em ambas as cores...
De resto, continua sendo o belo manto do gigante da Colina, sem as invencioníces que já vimos por aí. Ou seja, LINDA! :)

Rafael Saldanha disse...

Pra mim, faixa nas costas é indispensável. A borda vermelha eu tb não gostei muito, assim como não gostei da interrupção da faixa no ombro... Ah! E a logo do patrocinador, q é bem feinha... Mas fazer o q? Não dá pra abrir mão do $$...

Felipe Thiroux disse...

Também acho que a camisa tá retrô DEMAIS pra ser oficial. Se inspirar em modelos antigos é uma coisa, fazer praticamente uma réplica deles eu acho demais.

Isso posto, vamos ao que gostei e não gostei no novo uniforme.

Não gostei:

1- Borda na faixa, principalmente a vermelha no modelo negro. BEM mais bonito sem. É de longe o principal defeito da nova camisa.

2- Gola. Talvez o que melhor ilustre porque eles exageraram na homenagem. Essa gola podia ser bonita em 75 mas hoje ela me parece muito grande e feia, podiam ter feito algo mais discreto.

O que eu gostei:

1- Faixa atrás. Bem, isso não chega a ser uma novidade do modelo, mas como o tocadocuty reclamou, vale reforçar: camisa do vasco tem que ter faixa atrás.

2- modelo branco com a cruz de malta com borda branca. Pra mim, bastava esse detalhe pra fazer a homenagem ao uniforme da década de 70. Não é algo que gostaria de ver absorvido de vez nos próximos modelos, mas pra esse achei bacana.

3- Ausência das oito estrelas (ou jogadas pro lado de trás). É estrela demais, prefiro a camisa limpinha. Se todo torcedor pudesse dizer sem pestanejar o que cada uma representa ainda se justificaria, mas nem isso, então tira. Mas parece que faz parte do estatuto, nao me surpreenderei se no modelo final elas voltarem.

4- Agora o melhor mesmo, que há muito tempo vinha pleiteando, é a numeração com outline. Chega dos números sumirem das costas dos jogadores quando eles começam a suar!!

Conclusão: Num primeiro momento eu não gostei do modelo, agora já estou me acostumando. Também não gostei da atual camisa quando lançaram e hoje em dia já acho bonita. Espero que traga sorte... Se for pra trazer títulos podem até ressucitar aquele modelo de 97 que eu não me importo!

obs: pessoal do marketing do Vasco que lê esse blog, o último comentário foi uma piada, por favor nem sequer cogitem isso.

Agora deixa eu ir lá me concentrar pro jogo do Vascão!

Saudaçoes Vascaínas!