terça-feira, 8 de junho de 2010

Lacuna

Cruzmaltinos desse planeta,

enquanto os torcedores de modinha viram seus olhos para o mundial da África, os vascaínos continuam trabalhando, e nós estamos aqui para acompanhar o que vai ser feito. Por enquanto, já tivemos a confirmação de pelo menos uma contratação: Julio Irrázabal, lateral-direito do Cerro Porteño já assinou com o time da colina e chega ao time na janela internacional. Essa contratação eu já tinha comentado em abril, aqui no Corneta. Infelizmente, ainda não sei muito sobre o lateral, mas sei que dificilmente será pior do que Elder Granja. Aliás, se for pior que o Elder Granja, o Vasco pode faturar algum vendendo o jogador pr'um circo, já que isso seria digno de uma aberração. De qualquer forma, é bom saber que não somos só nós que estamos nos preocupando, e será benéfico ver uma disputa de posição entre Fagner e o Paraguaio.
Outro que vem tendo seu nome fortemente ventilado em São Januário é o atacante Washington, do São Paulo. Não é um craque, mas é um bom jogador. Faz muitos gols, sabe empurrar a bola pra dentro, que vem sendo nosso principal problema. Mesmo em má fase, não dá pra desconsiderar. Washington é uma espécie de Anti-Dodô: não faz gols bonitos, mas faz muitos. E, como eu já deixei claro em dezembro do ano passado, prefiro 10 gols de canela a um de bicicleta. Fontes não confiáveis dizem que ele está praticamente certo na Colina.
Da série interesse declarado mas ainda sem previsão, está Felipe. Sinceramente, o nome não me agrada. É inegável que o meio-campo é um craque, mas o estilo de jogo do ex-lateral não é o que nós estamos precisando no momento. Mais um meia para pegar a bola e carregar não vai resolver muita coisa. Ainda sigo esperando alguém que saiba dar toques mais longos, que organize o jogo de maneira mais objetiva. Enfim, alguém que tenha um estilo diferente do nosso capitão Cazalberto, para servir como uma opção, e não como redundância. De qualquer forma, estamos disputando Felipe com o Flamengo, e torço para que essa eles ganhem.
Hoje surgiu o rumor de que iremos atrás do atacante Éder Luís, do Benfica. Como eu já havia comentado, parece que o pedido partiu de Celso Roth. Ele fez uma boa dupla com Tardelli no ano passado, e pode funcionar ao lado de Washington também. Me agrada bastante.
Da lista de desconhecidos, temos o boato de que o meia Dakson, que joga na Bulgária, estaria interessando o Gigante. De informação sobre ele, só temos o vídeo abaixo. O grande problema não é ele ser desconhecido. Se formos ver, o craque do Corinthians no campeonato era um completo zé ninguém até três meses atrás. Mas de craque de Youtube já estamos fartos...



E ainda temos a categoria "sonhos que beiram o impossível", que dizem da contratação do meia milanês Ronaldinho Gaúcho. Eu nunca escondi de quem me conhece que não gosto do jogador. Acho firuleiro, mascarado, mais malabarista do que realmente craque. Mas é desnecessário dizer que ele está pelo menos uns 3 níveis acima de qualquer outro jogador em atividade no Brasil. Segundo a matéria, o que possibilitaria a vinda do jogador seria o fundo feito para contratar o ídolo Juninho Pernambucano. Se eu acredito? É claro que não. Mas fico satisfeitíssimo em saber que existe um dinheirinho guardado que estava destinado para trazer o Reizinho. Com essa bufunfa, podemos mirar em algum jogador mais dentro das nossas possibilidades. Vamos ver quem a gente consegue...

.
E a barca vai ficando encorpada. Dodô já foi. Robinho e Geovanni Maranhão também. Fumagalli é outro que dificilmente permanece. Agora os boatos dão conta da saída do zagueiro Fernando, o lateral-direito Élder Granja, o atacante Rafael Coelho e o volante Léo Gago. Cada um é uma situação. Fernando é um que não deveria sequer ter sido contratado, quanto mais ter ficado dois anos em São Januário. Já foi tarde, muito tarde. Élder Granja não voltou a mostrar o futebol apresentado no Inter e, se for mesmo embora, vai na hora certa. O que não faltou pra ele foram chances. Rafael Coelho é um jogador que eu gostaria de ter visto sendo mais testado. Nas poucas oportunidades que teve, jogou fora de posição. No único jogo da temporada que atuou como centroavante, sua posição de origem, marcou um gol (contra o Macaé, pelo carioca). Porém, sua dispensa também não chega a ser injusta, já que a saúde do atacante preocupa. Por duas vezes ele foi parar no departamento médico por questões que não têm a ver com o desgaste do futebol. Da última, no jogo de domingo contra o Santos, ele seria titular e na posição certa. Sua condição fez com que jogássemos com um menino dos juniores. Vacilo imperdoável.
Léo Gago é outra história. Alternou bons momentos com outros pavorosos. Poderia seguir no elenco, mas talvez saia por seus próprios interesses. O problema em sua saída é a possibilidade de usarem Souza na negociação com o Werder Bremen. Só nos restaria Allan, Jumar, Nilton e Rafael Carioca para a posição. Muito pouco para um campeonato tão longo como o Brasileiro.

.
Assim, teríamos pelo menos 4 peças novas entrando em agosto. Seis, se contarmos que Philippe Coutinho e Carlos Alberto, se realmente ficarem, só poderão atuar em agosto, já que a burocracia os considerará como jogadores vindos do exterior. Teríamos também uns 7 jogadores saindo. No entanto, eles sairiam ainda em junho. No entanto, o campeonato brasileiro retorna no dia 14 de julho. São 5 rodadas, pelo menos, sem poder contar com os reforços e sem os jogadores que já saíram. E aí? Teremos time para jogar? Teremos que improvisar com juniores e juvenis? Essa é a lacuna do título. É essa lacuna que me dá medo.

.
Amanhã eu comento as agitações extra-futebol de São Januário.

Um comentário:

Felipe Thiroux disse...

Acho que o Felipe, apesar de ter se consagrado pelos dribles, também tem muito bom passe e pode ser esse maestro do time, sim. Além do mais ele parece ter se especializado em cobrar faltas nas arábias, o que seria mais uma grande serventia para o time. O que me preocupa mesmo é mais a vontade dele. Se voltar pro Rio só por saudades da praia e dos bailes, pode ser dinheiro jogado fora.

Mas preocupação maior é essa janela mesmo. Já jogamos 7 jogos no lixo, vamos jogar mais 5? Assim fica muito complicado... já ouvi falar que, até por conta da Copa, a CBF pode antecipar essa janela... torçamos por isso!

Saudaçoes!