quarta-feira, 9 de junho de 2010

Memória curta

Cruzmaltinos desse planeta,

deixei pra escrever sobre a política vascaína hoje, e acordei com a notícia de que rumores de um pedido de impeachment de Roberto Dinamite circulam em São Januário. Imediatamente me lembrei do meu post do dia 19 de janeiro desse ano. Começava assim:

Estava aqui esperando o resultado, e infelizmente o pior aconteceu:a chapa Eurico/Godoi saiu vitoriosa no Conselho de Beneméritos. Isso pode prejudicar muito o Club. Embora esse cargo não dê acesso ao cofre para o ex-presidente, é uma posição privilegiada para sabotadores declarados como o Sapo.

Pois bem, parece que chegou o momento. Os lobos saem debaixo de suas peles de cordeiro e decidem atacar. A senha que deflagrou o golpe veio de uma entrevista do ex-presidente: "Eurico não está voltando, já voltou à política do Vasco." Na segunda foi o ato da oposição Casaca, que lançou um manifesto vago e hipócrita. Nas comunidades do Orkut, os desmemoriados e safados declarados já abrem tópicos pedindo "Volta Eurico". Amigos: estamos assistindo uma tentativa de golpe em São Januário.
As atitudes do grupo Casaca na última semana me fazem pensar: será que estamos passando por essa crise por acaso? Será essa uma crise fabricada? Vemos que existem militantes euriquistas em todos os setores do club. Será que isso influencia o fato de não conseguirmos as certidões negativas e, por consequência, não conseguirmos receber as cotas de patrocínio? O maior inimigo do Vasco está dentro do próprio Vasco, e decidiu mostrar suas garras.

Acreditando que o que leva a torcida a abraçar esse tipo de picaretagem é a falta de memória (e não de vergonha na cara), vamos conversar um pouco:

- Nós estamos há 7 anos sem títulos. Sim, isso é inaceitável, mas lembrem-se que 5 desses anos foram geridos por Eurico Miranda. Se desconsiderarmos o título carioca de 2003, são quase 10 anos sem ganhar algo que preste. E só os últimos 2 anos tínhamos o presidente Roberto Dinamite. Logo, a coisa de que Eurico era papão de títulos é uma bobagem. Não caiam nessa.
- O rebaixamento foi em 2008, quando Dinamite já estava há 6 meses no comando do Vasco. No entanto, quem contratou o time rebaixado foi Eurico. Quem trouxe um técnico incompetente e com vínculo milionário (Antônio "Cabeção" Lopes) foi Eurico. Era uma bomba relógio, armada competentemente por alguém que dizia amar o Vasco.
- Foram precisas duas eleições para se tirar Eurico Miranda do poder. Na primeira, ele foi derrotado em duas das três urnas. Mas a terceira urna tinha mais votos do que as outras duas juntas. Votos de falecidos, votos de sócios que não pagavam uma mensalidade há anos, votos de pessoas que declararam depois não ter estado em São Januário. Mesmo assim, o bandido assumiu, e comandou enquanto a Justiça não o expulsou do cargo.
- Existe uma discussão sobre as datas da próxima eleição do Vasco: Novembro de 2010 ou Julho de 2011. Isso porque a cara-de-pau de Eurico Miranda não tem limites, e ele está determinado a considerar os meses em que ele ocupou ilegalmente a cadeira de presidente como parte da gestão atual.
- Antes de sair, Eurico rifou as categorias de base do club. Alguns jogadores saíram do Vasco de graça, ou por valores irrisórios. Fora os casos de Guilherme e Pablo. O caso Guilherme então foi tão escandaloso que chegou a se pensar em processo naquela época. E não era uma exceção: durante a gestão Eurico, transferências como essas eram padrão.
- Ficamos oito anos sem um patrocínio de camisa decente. Isso porque Eurico Miranda acabava com toda a credibilidade da instituição com trambiques e transações escusas. O Vasco chegou a ter uma das melhores parcerias do futebol brasileiro, com o Bank of America. O acordo deu errado e o ex-presidente rompeu com o banco de forma unilateral. Depois disso, surgiram denúncias de que metade do dinheiro teria sumido. Quem iria colocar seu dinheiro nessa instituição?
- Além disso, a gracinha de colocar a logo do SBT na camisa na final do Brasileiro de 2000 fez com que a Globo adotasse uma postura extremamente antipática em relação ao Vasco. Que empresa quer associar sua marca à uma instituição que não aparece na mídia, e quando aparece, é como vilão. Essa atitude que só acabou quando Roberto assumiu a presidência.
- A torcida sente falta de craques e ídolos. Basta lembrar como Eurico tratava nossos jogadores: Juninho Pernambucano saiu com uma grande mágoa do club, por não conseguir nem mesmo aquilo que era seu direito. Roberto Dinamite, maior ídolo de nossa história, muito antes de pensar em ser candidato de oposição, foi expulso da tribuna de honra de São Januário. Já brigou também com Edmundo e Romário. Que grande jogador quer jogar num time onde o dirigente acha que é o único que deve brilhar?

Enfim, nem precisei relembrar o roubo da renda de um clássico pra falar de Eurico Miranda. Votar nesse cara é retroceder, é jogar o Vasco novamente às trevas a que foi condenada nessa primeira década do século XXI. É claro que Eurico não vai dar o mole de colocar sua cara pra bater. Ele sabe que seu filme é muito queimado. Por isso, não se engane. Como eu já havia dito em fevereiro: VOTAR EM FERNANDO HORTA É VOTAR EM EURICO!

.
A atual administração tem muitas falhas? Sem dúvida. Mas que há uma evolução da situação em que nos encontrávamos há dois anos é inegável. Se não estamos recebendo o dinheiro da Eletrobrás como devíamos, a diretoria busca alternativas, seja com a AMBEV, seja com o Banco Bonsucesso. Mas tudo sendo feito pra preservar a instituição, sem sair brigado com ninguém. Pode ser insuficiente para vocês? Ok! Mas votar na Casaca não é a única opção. Existe, por exemplo, a Cruzada Vascaína, que não está ligada a nenhum dos dois grupos. O que é fundamental é saber que Vasco sempre, mas Eurico nunca mais!

.
COMPLEMENTO: Pra quem acha que o Vasco é Roberto x Eurico, leia aqui.

Um comentário:

Felipe Thiroux disse...

Porra, PERFEITO!

Que o Eurico não queira largar o osso é tão previsível quanto compreensível... Agora, vascaíno que vem defender o cara me dá uma revolta infinita!!!

Roberto pode até ter cometido alguns erros mas, considerando a situação do clube, sem dinheiro e com uma oposição escrota boicotando tudo o que pode, acho o saldo altamente positivo. Agora, o resultado demora um pouco pra surgir... Me revolta ver a torcida, tão apática na era Eurico, ficar cobrando resultados imediatos agora. Se a direção atual puder trabalhar acredito que em no máximo 5 anos voltamos a figurar entre os maiores do Continente, para nunca mais sair de lá.

Dinamite, meu voto é seu!

E vamos a luta!