quarta-feira, 21 de abril de 2010

Hoje é o dia da liberdade!

Vivo em uma cidade que me deu um território em trânsito. Geograficamente, apesar de ser em Minas, Juiz de Fora é mais próxima do Rio de Janeiro do que de Belo Horizonte. Ela estabelece ligação direta com o estado fluminense há pelo menos dois Séculos. A antiga Estrada Real, ligando a capital do império aos ouros das Minas, tinha na região de Juiz de Fora, paragens importante para o descanso das tropas e onde a família real, que residia em Petrópolis, costumava tirar férias. Antes mesmo dos mineiros terem Belo Horizonte como capital, centralizando o poder administrativo e absorvendo pouco a pouco a população deste "Estado-Nação" Minas Gerais, Juiz de Fora já recebia migrações européias e tinha uma forte indútria textil, em termos até de América Latina. Ao mesmo tempo, ainda no Século XIX, a cidade inaugurou a primeira hidrelétrica do continente. Além disso, ao fim da escravidão, era esta região a que possuía a mais extensa população de cativos, sendo os negros recém-libertos, inclusive, uma das maiores proporções sociais daqui.
Ao longo do século XX, pouco a pouco a cidade foi diminuindo a importância dentro de Minas e, naturalmente, foi cada vez mais se ligando ao Rio de Janeiro, capital federal até os anos 1960.

Um comentário:

Unknown disse...

Corneteiros,

Bom dia.

A Petrobras gostaria de mandar um Press-Release, e para isso precisamos de algumas informações: nome completo, telefone, endereço completo, tamanho de camiseta e time do coração.

Como são cinco corneteiros, o primeiro que enviar as informações entra para o press-release ok!!

Se possível enviar essas informações ainda hoje. Qualquer dúvida pode entrar em contato comigo.

Muito obrigada,

Vanessa Marques
vanessafoto@uol.com.br
Assitente de Produção / colmeia
www.colmeia.tv