sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O Vasco de 2010

Cruzmaltinos desse planeta,

em recente conversa com o tricolor Felipe Hutter ele me acusou de estar deslumbrado com o time do Vasco. Só porque eu disse que o time é forte, competitivo, que se estivesse na séria A, estaria brigando na parte de cima da tabela. Disse mais: com quatro ou cinco reforços, vencerá tudo o que disputar em 2010. Isso não é estar deslumbrado: é ser realista. Que reforços seriam estes? Pra responder essa pergunta, temos que analisar o time do Vasco, posição por posição.

1) Goleiro: Fernando Prass é um goleiraço. Quem não reconhece isso, não entende nem mesmo o mínimo da posição. Seguro, discreto, se coloca bem para não precisar fazer malabarismos e acrobacias. Seu reserva é Tiago, goleiro-galã, que tem deficiências nas bolas alçadas na área e outras, mas ainda assim é melhor do que os goleiros de Fluminense e Botafogo. Aqui não é caso de contratar, só de manter.

2) Lateral Direita: Fagner e Paulo Sérgio têm se revezado na posição, tendo o primeiro atuado ligeiramente melhor que o outro. Mas é uma posição que o Vasco tem que melhorar. Um bom lateral, sobretudo que apóie bem. Esse seria o nosso primeiro reforço.

3 e 4) Zagueiros: Titi e Gian são excelentes zagueiros, mas são muito jovens (21 e 26 anos, respectivamente). O Vasco se beneficiaria se conseguisse manter os dois e trouxesse um zagueiro experiente. Essa é uma posição chave. Metade do time está nessa contratação.

5 e 8) Volantes: Para essa posição o elenco atual tem Souza, Amaral, Nilton e Mateus. Nenhum craque, mas acho que se conseguirmos segurar esses quatro, já estaremos num bom caminho. Se vier alguém, aí é lucro.

6) Lateral Esquerda: Essa é uma posição problemática em todo o mundo. Há tempos não aparece um grande lateral esquerdo, e os que aparecem acabam virando meio-campistas em pouco tempo. Mas, da safra atual, Ramon é um dos que segura melhor a barra. É manter o garoto.

7 e 9) Atacantes: Aloísio, Adriano, Élton, Pimpão e Robinho. Desses, podemos mandar embora pelo menos os dois primeiros. Élton, artilheiro do time esse ano, merece ser mantido. Jovem e raçudo, o baiano ainda tem muita lenha pra queimar. Pimpão merece compor o elenco, para entrar naqueles momentos que o time precisa de correria. Ainda tem Alex Teixeira, que pode atuar como meia-atacante, vindo de trás. Mas ainda falta uma peça: um homem-gol. É atrás desse goleador que o Vasco deve partir.

10) Meia armador: Aqui a gente precisa abrir o olho e acender velas: manter Carlos Alberto, na fase atual, é fundamental. Pra isso, teremos que desembolsar algum e torcer para o Werder Bremen não precisar do nosso capitão. O problema é que os alemães já perderam o Diego...

11) O Ídolo: Sim, ele vem para jogar no meio campo. Mas ele não é só mais um meio-campista. Ele é um ídolo, um jogador que simbolize um time vencedor. Sim, para essa posição, só tem um nome: Juninho Pernambucano. Volta, reizinho!

12) Técnico: Apesar de eu implicar um pouco com DJ, confio nele. É só segurar.

Sonho? Viagem? Lembrem-se que o Vasco montou seu time desse ano praticamente sem colocar a mão no patrocínio da Eletrobrás, tem o maior programa de sócios-torcedores do Rio e voltará a receber cotas de TV de série A. Ou seja: cofres cheios. Sí, se puede! Com esse time, o Carioca é certeza, seremos favoritos na Copa do Brasil e entraremos no Brasileirão brigando como cachorro grande.

MAS... Se for pra fazer loucuras - se endividar, comprometer o planejamento, essas coisas -prefiro esperar mais um pouco.



Amanhã tem Vasco e Guarani, no Maraca. Titi e Mateus entram nos lugares de Gian e Nilton, suspensos. Esse jogo vale a liderança isolada e a confirmação de nossas forças. Não bastasse isso, o Vasco inovou novamente e lançou mais um ingresso pra se guardar. Depois do ticket comemorativo aos 111 anos, agora o bilhete traz uma imagem dos jogadores, no vestiário, em um momento de união (figura acima). Como eu já disse: ISSO É UM DEPARTAMENTO DE MARKETING.

19 comentários:

Felipe Hutter disse...

Meu caro, você está sendo sensacionalista, pra não dizer fanfarrão...
Ou então é muito ingênuo para acreditar nisso.

Rafael Saldanha disse...

Vai comentar os reservas do teu time ganhando dos titulares. Aqui se comenta um clube em crescimento, não um em processo de sumir...

Jota disse...

Concordo com o Saldanha... Principalmente, no que tange ao Tiago, goleiro-galã!

Rafael Venâncio disse...

"Brigando na parte de cima da tabela!"


Eu realmente li isso?

Felipe Hutter disse...

Incrível tamanha ilusão...

Rafael Saldanha disse...

Engraçado como os dois infelizes sem time para comentar acham que podem dar pitaco...

E digo mais:

Se realmente acontecer o óbvio e os dois caírem, 1 não volta. Série B é muito mais pegada do q vcs sonham...

Felipe Hutter disse...

Aí sim, Saldanha... Agora vc está certo! Começou a comentar sobre série B.

Rafael Saldanha disse...

Repare o título da Postagem:
Vasco 2010

Série B é um lugar onde não estaremos em 2010, e vocês sim...

Felipe Hutter disse...

Sei, e vocês vão ganhar tudo o que disputar... hahahaha

Rafael Venâncio disse...

O Botafogo não cairá, meu caro!! E ainda poderemos levantar a taça do segundo maior torneio sulamericano! Enquanto vocês, se gabam de provavelmente conquistarem um título de SELETIVA, que é isso q é a série B.

TAL disse...

Assim até eu quero cair pra segundona, isso é melhor que usar drogas!

Rafael Saldanha disse...

Não me gabo de ganhar a série B... Mas que o Vasco tem um time mais bem armado q todos os outros clubes do Rio, isso é fato.

Botafogo cairá e não ganhará a Sulamericana...

Felipe Hutter disse...

Decida-se meu caro... Vão ganhar tudo o que disputar ou têm apenas um time competitivo? Acho que está começando a se enquadrar nos limites do Vasco... Uma coisa é time bem armado, outra é time papa-títulos... Principalmente nivelando pelo decadente futebol carioca.

Rafael Saldanha disse...

Vai depender dessas 5 contratações. Releia o q eu escrevi no penúltimo parágrafo:

Com esse time, o Carioca é certeza, seremos favoritos na Copa do Brasil e entraremos no Brasileirão brigando como cachorro grande.

Felipe Hutter disse...

O problema é o que está escrito no primeiro parágrafo:

"...se estivesse na séria A, estaria brigando na parte de cima da tabela. Disse mais: com quatro ou cinco reforços, vencerá tudo o que disputar em 2010."

Só se vier Júlio César para o gol, Lucio, Daniel Alves, Kaká e Messi...

Rafael Venâncio disse...

Os vascaínos diziam o mesmo durante o Carioca deste ano! "Temos o time mais bem treinado, se não fosse a FERJ ter-nos tirado 6 pontos, estaríamos nas finais".

Chegou na semifinal da Taça Rio tomaram um sapeca ya-ya de 4 a 0 da gente e só não foi 7 ou 8 porque tivemos pena.

Rafael Saldanha disse...

Venâncio,

Num jogo onde a zaga titular estava de fora e que o único bom jogador do Botafogo jogou mais do que no resto do campeonato todo... Ano q vem, ou vcs ou o tricolor não sobem...

gilenilson SE disse...

com certeza. para mim e so mantre o time que esta e conmtratamais reforços, depois o vasco vende aqueles que nao se enquadrarem na equipe.

wagner disse...

o vasco vouto porra o resto que se foda,fjv carralho