quinta-feira, 17 de maio de 2012

O diabo não é tão feio quanto diziam...


Cruzmaltinos desse planeta,

a nossa atuação ontem foi sólida, e se não saímos com a vitória, pelo menos não sofremos gol, o que nos deixa em uma situação interessante para a próxima quarta. Ainda acho que somos o azarão no páreo, mas vimos que o time mais queridos pela CBF na atualidade não é essa coisa toda não. É claro que eles têm jogadores perigosos, como Alex, Emerson e Paulinho... Mas de resto, a equipe do Parque São Jorge é um amontoado de jogadores medianos comandados por um técnico quase tão burro quanto o nosso. Marcar um golzinho no Pacaembú é algo factível, principalmente se o Chico Bento entender essa semana que ele não sabe chutar e que - mesmo que o companheiro perca - passar sempre é a melhor opção... 

Eu acredito na semi-final... E aí, vão faltar 4 jogos... Não precisamos ser os melhores de todos os tempos... Bastam 4 jogos...

***


Não vou reclamar da arbitragem no gol mal anulado de ontem. Era um lance muito difícil (embora o bandeirinha devesse seguir a orientação da FIFA que diz que - em caso de dúvida - o gol deve ser validado. No entanto, me espantou a cobertura da televisão, sempre tão rápida em todos os assuntos, que demorou quase meia hora pra mostrar um tira-teima, e quando o fez, o fez de forma errada e tendenciosa.


Veja na imagem que o jogador vascaíno que vai marcar o gol se encontra apenas poucos centímetros à frente do homem que dava condição para o lance. A imagem mostra que nosso centroavante estava em movimento, em direção ao gol. O defensor, no canto da tela, estava se movimentando no sentido oposto. Esse lance caracterizaria impedimento. Porém, reparem que no momento em que a TV congelou o frame, a bola já está em seu trajeto, estando afastada alguns centímetros do jogador vascaíno. Portanto, a imagem que vemos é de um momento posterior ao passe. Talvez alguma frações de segundos. O suficiente para que nosso camisa 9 se adiantasse um pouco, e o zagueiro corintiano saísse um pouco da jogada. Os homens dos enfeites especiais da rede Globo gastaram meia hora andando de frame em frame até conseguir um que mostrasse o jogador do Vasco impedido. Pra isso, contaram com o fato de a maioria das pessoas olharem somente para os jogadores, e não procurassem saber se aquele era realmente o momento exato do passe.

Como eu disse, não culpo o trio de arbitragem. O lance era difícil. Mas insistir no erro, mesmo tendo o recurso eletrônico, mostra que nem toda a tecnologia protegerá o futebol da SAFADEZA das pessoas que estão envolvidas com esse esporte...

PS: Engraçado que no outro canal que transmite o jogo, os analistas foram taxativos em dizer que o gol foi mal anulado... 

12 comentários:

Joe disse...

Você está errado.
Várias vezes a globo mostrou o lance e aconteceu exatamente o contrário q vc está dizendo.
O jogador corinthiano não estava voltando nem o atacante indo pra frente, já que ele cabeçeou em um local pra trás de onde estava na hora do passe.
E não acho que a arbitragem facilitou com esse impedimento, visto que os jogadores do vasco estavam muitas vezes impedidos e recebiam todas faltas, o que não acontecia com o outro time.

JTVascão disse...

É óbvio que não estava impedido, mas já sabíamos antes que qualquer lance duvidoso seria contra o Vasco.
Vai ser bem difícil em São Paulo, o Corinthians tem um time muito forte no meio de campo, e ontem me surpreendeu a forma como o Vasco conseguiu equilibrar as forças nesse setor. Semana que vem eu iria com Felipe no lugar do Alecsandro.

Marcelo Braga disse...

Concordo totalmente contigo, Saldanha. As transmissões dos jogos dos gambás são totalmente tendenciosas. Inclusive as narrações e comentários. Lembre-se que eles estão transmitindo o jogo para os paulistas.

Também não entendo porque nos lances de muita dúvida os comentaristas não citam a orientação da FIFA de dar seguimento. Se há dúvida, que siga o lance. Mas é exatamente o contrário que acontece e não falam nada.

Saiu uma matéria muito interessante no Lance! sobre o árbitro de hoje à noite na Bombonera. É o colombiano que apitou o jogo entre Emelec X Gambás e que gerou muita reclamação por parte dos fedorentos. Um jornalista colombiano citou que ele é um árbitro caseiro e que já foi suspenso algumas vezes na Colômbia por marcar penaltis inexistentes para os times da casa. Já vou me preparar hoje a noite.

O resultado não foi ruim pro bacalhau. Tem que fazer um gol lá.

Rafael Saldanha disse...

Marcelo,

Também não achei o resultado ruim... Infelizmente eu sei q a Conmebol compete com a CBF em termos de corrupção e incompetência... Espero que o juiz de hoje não complique o jogo...

Joe,

Então o defensor é o Michael Jackson, já que pelo que mostra na foto, pra ele não estar se afastando da linha de fundo teria que estar fazendo um moonwalk... E o Alecsandro é o incrível homem que pula pra trás projetando o corpo para frente! É cada um que me aparece...

JT,

Não invente moda. Essa coisa de time que joga sem um centroavante é coisa de Barcelona, e nem com eles deu certo... (no jogo contra o Chelsea, tudo q o Guardiola precisava era de um Alecsandro pra empurrar algum dos chuveirinhos para as redes...)

Renato Saldanha disse...

Rapazeada, mudando de assunto: Vai rolar o bolao da ESPN no brasileirao desse ano?
abçs

Rafael Saldanha disse...

O meu problema com os bolões é q - mesmo q meu time esteja bem - eu perco o fôlego no meio... Acabo esquecendo de apostar uma rodada ou outra... Mas, se animarem, estou dentro...

Henrique Binato disse...

Certo ou errado no julgamento...quem disse que o bandeira teve dúvida?

Rafael Saldanha disse...

Se não teve pelo menos dúvida em um lance que tem discussão mesmo depois do tira-teima, é um idiota convicto!

Anônimo disse...

É notável a imparcialidade que 'El Rafo Saldaña' descreve o lance... O Corinthians agora está comprando o tira-teima tb? Aliás comprou o técnico do Vasco, que fez uma ótima substituição, comprou a chuva do Rio que prejudicou o jogo do time da casa... É mesmo cada um que aparece (e quer aparecer, né?)!

Rafael Saldanha disse...

Quer imparcialidade, anônimo? Vai ficar querendo!

Quanto à comprar o Tira-teima, não é novidade, visto que o Virgem das Américas já vem fazendo isso nos últimos 3 anos (cruzeirenses não me deixam mentir...)

Anônimo disse...

CHORA CARIOCA

Anônimo disse...

para a fox sports, impedimento.

http://www.foxsports.com.br/noticias/7144-imagem-do-site-do-fox-sports-mostra-impedimento-de-alecsandro