sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Vale a pena ver de novo?

Amigos tricolores e secadores de outras cores,

O jogo de ontem foi como um filme repetido para nós. De novidade, apenas o fato de vencermos uma disputa de pênaltis – acho que a última vez que isso aconteceu foi em 2006, na sul-americana, contra o próprio Botafogo – e a boa arbitragem de um juiz carioca. O resto foi tudo velho.

Mais uma vez, assim como vem acontecendo nos clássicos, o Flu foi melhor. Tivemos uns 75% de posse de bola. Em alguns momentos, parecia que o Botafogo tinha um jogador a menos, tamanha superioridade do tricolor no meio-campo. Mas, também mais uma vez, não conseguimos ganhar o jogo.

Apesar de ter mais a bola e dominar o meio-campo, o Flu criou pouco. Um bom chute do Fred no primeiro tempo, uma cabeçada do Thiago Neves no segundo, e pouco mais do que isso. Faltou objetividade pra decidir o jogo.

Isso já havia acontecido no clássico anterior. Os erros da arbitragem acabaram desviando a atenção do fato que o Flu, apesar de muito superior (principalmente na primeira etapa), não foi capaz de nocautear um oponente grogue nas cordas. Poderíamos ter feito 3 ou 4 no primeiro tempo, mas nos contentamos com 1 a 0 e acabamos propiciando a reação adversária.

Ontem foi a mesma coisa. O tricolor, mesmo superior, não apertou. Não agrediu o adversário, e acabou levando o castigo no único contra-ataque que o Botafogo conseguiu encaixar. Depois disso, o que se viu também é repetido. O nosso técnico enchendo o time de atacantes e partindo pro tudo ou nada.

Meus amigos, confesso que essa falta de “poder de decisão” me preocupa. Não para a final da TG, ou mesmo para o Brasileirão (já que o campeonato em pontos corridos permite um campeão sem essa característica). Mas sim para a sequência da Libertadores.

ST

Em tempo: A reclamação do Osvaldo de Oliveira contra a arbitragem, definitivamente não procede. Acho que a única reclamação possível aos alvinegros é sobre a conivência do arbitro com as repetidas faltas do Diguinho (que nem amarelo levou). Só isso. Além disso, o comentário dele de que o Botafogo dominou o jogo, demonstra que ele não está em seu perfeito juízo.

Em tempo 2: Acabo de ler que a última disputa de pênaltis vencida pelo o Flu foi em 2008, sobre o Vasco. Sinceramente, nem lembro desse jogo...

Um comentário:

Marcelo Braga disse...

Renato, perfeita a sua análise. Objetividade zero.
Depois que toma vai correr atrás do prejuízo com um monte de atacantes. Medo enorme do Abel em arriscar nas substituições.
Nenhuma variação de postura durante o jogo.
Só nos resta esperar que o time se torne mais objetivo, que as bolas comecem a entrar.

ST