terça-feira, 29 de junho de 2010

Só falta um zagueiro (II)

Cruzmaltinos desse planeta,

na postagem de hoje, mais cedo, cheguei a sugerir o zagueiro Manzur, paraguaio que atuou no Santos de 2006. Mais tarde, me lembrei de um outro nome que poderia compor nossa zaga. Sei que grande parte da torcida vai discordar, mas vou puxar a campanha assim mesmo.
O zagueiro Emiliano Dudar teve uma passagem de quase dois anos pelo Vasco, entre 2006 e 2007. Acumulou elogios por suas atuações classudas e técnicas. Foi infalível? Não, claro que não! Perdeu pênalti numa semi-final contra o Flamengo, mas isso acontece com quem não é batedor. Lembro também de um jogo contra o Lanús que o defensor cometeu um pênalti infantil e esteve muito mal. Mas, mesmo assim, foi uma das poucas atuações lamentáveis pra se colocar em sua conta. E olha que seu companheiro de zaga era o pavoroso Jorge Luiz, que nos rebaixou em 2008. Acabou levando a culpa pela incompetência do companheiro e do dublê de treinador Renato Portaluppi.
Depois de sair do Vasco, o zagueiro chegou a ser cogitado na Grécia mas acabou partindo pra Suíça. Passou por Chiasso, voltou rapidamente para o Olimpo, da Argentina, retornou à terra do chocolate para o Bellinzona e em 2009 chegou ao BSC Young Boys, clube de Berna que ficou em segundo lugar suíço na temporada 2009/2010.
Os cri-cris logo apontarão: "Mas Suíça!? País sem tradição no futebol!" Ora, se esquecem que - além de relógios - os suíços sabem montar defesas. Basta ver a seleção deles, que nas últimas duas copas só sofreram 1 gol. Além disso, o fato dele já ter uma passagem pela colina e estar fora do futebol milionário de Espanha-Inglaterra-Itália pode facilitar a contratação do argentino. Com 28 anos, o zagueiro se aproxima do auge de sua carreira, e ganharia maior visibilidade jogando por um club gigante como o nosso.
E, para os mais supersticiosos, vale lembrar que teve um outro zagueiro que passou pelo futebol suíço e se tornou ídolo com a camisa da faixa transversal. Seu nome era Mauro Geraldo Galvão. Por isso, está lançada a campanha:
Volta Dudar!

5 comentários:

Felipe Thiroux disse...

Caramba, realmente ousado!
Não achava o Dudar ruim, não, gostava dele... Mas no final de sua passagem acumulou vacilos e mereceu não ter seu contrato renovado.
Resumindo: acho ele um zagueiro do nível dos que temos na Colina hoje, poderia vir a somar mas não seria solução. Se não for pra trazer um grande nome pro setor acho que dá pra ir com os que tem que a gente se vira!

Saudações Cruzmaltinas!

Felipe Thiroux disse...

Só pra não deixar passar: se fosse investir numa contratação hoje seria num bom centro-avante de área, pra fazer dupla com Coutinho, Zé Roberto ou Éder Luis - que até por conta dos outros dois jogadores já citados, nem achei tão boa contratação assim, podia guardar o dinheiro pras posições carentes.

Mas mesmo que não venha mais ninguém, com o time que a gente tem, já dá pra fazer bonito.

Saudações!

Cocada disse...

Eu curtia o Dudar, sério mesmo. Achei ele injustiçado no Vasco.

Mestre dos Magros disse...

Colocar Mauro Galvão e Dudar no mesmo Post pra avalizar o segundo?...VC TAH DE SACANAGEM NÈ SALDA?....

Vou te dar um desconto pq em época de Copa não fico muito na boa contigo e posso estar sendo preconceituoso...mas ARREGO, nessa tu apelou...

ABS

Rafael Saldanha disse...

É claro que o Dudar não é um Mauro Galvão. Não chega nem perto disso. Eu estava somente prevendo o preconceito q boa parte da torcida tem contra negociações envolvendo jogadores que não estão no chamado "eixo da bola".