segunda-feira, 17 de maio de 2010

Me desculpem...

cruzmaltinos desse planeta, mas hoje eu não escrevo pra vocês. Escrevo pra um cara só, que se diz vascaíno.



Gaúcho,

o narrador da SPORTV ontem te defendeu. Falou que "o Gaúcho é um cara sério". Pois, o fato de você não sorrir não te qualifica para ser treinador de uma equipe da grandeza do Vasco. Você foi à imprensa questionar os que pedem um técnico de ponta. "O que é um técnico de ponta?", pergunta você. Concordo, é difícil definir. Porém, eu sei o que NÃO é um técnico de ponta. Certamente, um cara que tem 25 anos de carreira e só tem no currículo um título expressivo como o Amazonense de 1985 não é.
Dizem que você é um cara inteligente. Eu também não me considero um cara burro, mas tá ficando difícil convencer quem duvida quando me vê pagando o boleto ou perdendo meu tempo assistindo à partidas horrorosas como a de ontem. Aliás, não precisa ser nenhum gênio pra saber que Rafael Coelho é um atacante de área que não sabe jogar caindo pelas pontas. Não ganharei um Nobel por perceber que no jogo de ontem precisávamos de um jogador mais criativo desde o primeiro tempo, mas você esperou até os 15 do segundo tempo pra fazer a primeira substituição, colocando... MAGNO! No jogo de ontem, nada justificava trocar um volante por outro - já que o Palmeiras não atacava, mas você tirou o Nilton pra colocar o Rafael Carioca. Eu só me pergunto o que você queria com isso. O Jéferson não tinha condições de jogo? Se não tinha, porque estava no banco?
Leio agora que você está pensando em usar o lateral Max, dos juniores, no jogo contra a ressacada. Sinceramente, eu tenho medo. Afinal, o jogador já está integrado aos profissionais desde fevereiro. Você era o treinador dele nas categorias de base até assumir, em abril, e mesmo assim preferiu testar Jumar e Paulinho na posição antes de chamá-lo. O que podemos esperar de alguém que foi preterido pelo improviso? Aliás, me explica como o Paulinho passa de homem de confiança numa semana pra não ficar nem no banco 7 dias depois.
Você disse que o time não está pronto, que precisa de reforços (contradizendo o que falou essa semana, de que o time estava no nível dos demais). Eu concordo em partes, mas digo: não adianta trazer Messi, Luis Fabiano, Terry, etc, se o cara que treina o time não faz a menor ideia do que ele quer dos comandados. Uma dúvida que tem me assaltado frequentemente: o que você faz durante a semana? O que os jogadores treinam? Afinal, eles erram fundamentos e não têm uma jogada ensaiada. O time não tem padrão de jogo e parece estar sempre contando com a superação, com a vontade, com um lance de raça. Logo, eu pergunto: o que os caras fazem? Minha impressão é que você chega no clube na terça e manda os caras correrem em volta do campo... Até domingo!
Você disse que não vai pedir pra sair. Carlos Roberto: isso não é "Tropa de Elite". É mais digno falar que não aguenta, que você acabou mordendo mais do que conseguia mastigar. Você volta a treinar os juniores, ou fica de auxiliar técnico, ou tira umas férias. Qualquer coisa dessas. O que não pode é ficar com orgulho besta e prejudicar o Vasco, que você repetidas vezes falou que ama. Se você é inteligente como dizem e se importa como costuma falar, sabe que o Gigante vai ficar melhor sem você. A torcida já sabe. Pede pra sair, Gaúcho.

Sem mais,

Rafael Saldanha

2 comentários:

Felipe Thiroux disse...

Gaúcho tá só segurando a vaga pro Abel. A cada jogo que passa fica mais difícil de acreditar que a diretoria realmente considere a possibilidade de tê-lo como treinador pelo resto da temporada. Se o torcedor, de fora, já percebe como o cara tá perdido não é possivel que lá dentro tmb não vejam.

É isso. O Gaúcho vai sair, em breve. Meu medo é o que ele vai fazer com o time até lá...

Fabrício "El Magro" disse...

Nessa aí eu concordo contigo Salda (escuto trombetas de anjos..???), realmente esse Gaúcho por mais bem intencionado q seja tah se perdendo sempre q mexe no time. Contra o Palmeiras as subistituições dele deram o meio campo pro Palmeiras e colocou uma peça quase nula no ataque. Verdade seja dita: quse perdemos ainda, sorte q o Cleyton Xavier tava numa noite bisonha e isolou uma bola q não costuma isolar. Tudo indica q Gaucho fica até a Copa, até prefiro, jah q se vier um "tapa Buraco" antes disso o VAsco tem a mania de efetivar esse povo.Tomara q Gaúcho incuta vontade nesse elenco, pq nem isso tivemos