quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Estátuas

Cruzmaltinos desse planeta,

Há algum tempo uma parte da torcida pede pela destruição da estátua de Romário, em São Januário. Discordo. Discordo com força. Proponho o contrário. Agora que a colina sagrada terá que passar por reformas para receber os jogos de Rugby e a estátua do baixote terá que ser deslocada, sugiro que ela seja colocada próximo à saída do vestiário do clube visitante. Levantaria outras estátuas. Faria um verdadeiro corredor polonês que espancaria nossos adversários com nossas glórias. Roberto. Ademir. Edmundo. Bellini. Barbosa. Ypojucan. Eli. E Orlando.
Orlando pra mim é um daqueles heróis míticos. Obviamente não o vi jogar, mas li, imaginei e admirei o defensor técnico que complementava com elegância o vigor de Bellini. Sua participação em duas copas (1958 e 1966 - só não foi pra Copa de 1962 por estar jogando na Argentina) é uma prova do talento desse craque. E ontem, aos 74 anos, ele morreu. Uma estátua de Orlando Peçanha devia ter sido erguida antes, pois as homenagem devem vir em vida. Agora, eternizar o zagueiro em metal é uma obrigação, uma tentativa de corrigir essa injustiça.
E ao passar pelos semblantes petrificados dos nossos heróis, os adversários ficarão sabendo que não estão enfrentando um simples clube, mas uma força da natureza chamada Vasco da Gama.

...

Teremos jogo de volta. O time reserva entrou completamente desentrosado, sem nunca ter sequer treinado junto, e suou para vencer o campeão paraibano. O jogo foi ruim, e me lembrou a partida contra o Selecionado Capixaba. Até o gol foi parecido, uma infiltração pela linha de fundo que acabou contando com a falta de sorte do goleiro Tiago. Agora teremos o velho esquema da Copa do Brasil: os paraibanos irão ao Rio, conhecerão a praia de Ipanema, curtirão a cidade maravilhosa e entrarão em campo com a sensação de dever cumprido.

...

A ausência de Jeferson no jogo de ontem me preocupou. Sou um fã do jogador, acho ele um craque, mas já são 7 meses. Quando ele volta!?

Nenhum comentário: