quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Um erro...

Cruzmaltinos desse planeta,

Como vocês devem ter percebido, há um erro grave no cabeçalho desse site. Ele diz: "Comentários sobre os 4 grandes do Rio". Como assim 4? Ok, bem ou mal, temos que engolir a mulambada como time grande. Até mesmo porque, ficaria até sem graça se o Gigante da Colina não tivesse um rival para ficar à sua sombra. Mas, francamente, Botafogo? Ora, o que dizer de um clube que em mais de 100 anos de futebol só conseguiu um título internacional, de um torneio extinto que equivalia à segunda divisão da Taça Libertadores? Um time que, mesmo tendo entrado na disputa 19 anos antes do que o Vasco, tem menos estaduais do que a gente? Cujo único brasileiro conquistado é fruto de um erro clamoroso de arbitragem e mesmo assim conseguiu se tornar famoso pelo chororô... Não se iludam com o discurso da tradição: a estrela do Botafogo é solitária não é a toa, é por falta de títulos mesmo...
E o Fluminense? Outro desconhecido fora dos limites nacionais, chegou ao cúmulo de precisar do tapetão para escapar na Série B. Não bastasse a "pequenez" do clube da zona sul, os tricoletes ainda sofrem de uma grave crise de personalidade, que se agravou recentemente: a inveja do meu Vascão está atingindo índices assustadores. É um assédio insuportável aos nossos craques, é tentativa de comprar nosso CT, até uma camisa com faixa diagonal eles apareceram agora. Talvez o objetivo seja celebrar a primeira vez que eles nos copiaram: o uniforme de 1907, plágio de nosso primeiro manto, das regatas...
Assim sendo, se vão apelar e chamar clubes dessa estatura de grandes, faço desde já uma moção para que se convide torcedores do Bangu, América e São Cristóvão, que têm tanta tradição quanto os já citados - porém com mais carisma.

6 comentários:

Anônimo disse...

O Fluminense fez a única coisa decente que poderia ter feito... colaborou com o surgimento do mais querido do Brasil.
Ahhh sim... e aquela final da libertadores foi um dos jogos mais divertidos da história do futebol.

O Botafogo, por sua vez, é nosso bobo da corte. Ou vai dizer que você não se diverte com o estilo novela mexicana dos torcedores?

O Arauto disse...

preparem-se uma INJUSTIÇA federativa de ordens bíblicas está prestes a se corrigir...aguardem.

O Arauto.

Léo Paiva disse...

Se o blog é sobre timecos do rio, é preciso se respeitar o tricolor, time de mais títulos estaduais no estado. Antes q venha algum urubu replicar, digo que ser bicampeão em um mesmo ano (1979) é surrealismo puro.

Raphael Salimena disse...

Ok,vamos surrealmente supor que seja surreal contar esse título, que obviamente seria comemorado pelos tricoletes caso o flor tivesse levado.

Ainda assim ambos os times teriam 30 campeonatos, não? E o flu ainda tem um sub-júdice,em 2002.

Léo Paiva disse...

Vossa excelência está mal informada. O título de 2002 já foi reconhecido pelos órgãos competentes. Agora, existe uma série de campeonatos suspeitos cuja legitimidade tb deveria ser investigada. Na hora mais adequada, trarei à tona toda essa imundície.

Anônimo disse...

"Trarei à tona toda essa imundície"...

Murri!