sábado, 29 de maio de 2010

Já basta de sofrimento

Tripulantes da nau vascaína,

Foi com orgulho que recebi, no início da noite de ontem, o convite para participar d’A Corneta Diária. Ainda mais para falar de um assunto que tanto prezo e do quanto gasto vida pensando, o Vasco da Gama. “Calções e camisas brancas com faixas pretas em diagonal, time de tantas glórias, à esquerda do seu vídeo”, como diria Alexandre Santos, durante alguma edição do “Gol, o Grande Momento do Futebol”, na Band. Muito obrigado a todos os amigos que escrevem por aqui, em especial ao Saldanha, com quem dividirei a honra e a responsabilidade de falar sobre o cruzmaltino.

E foi pensando nas narrações de Alexandre Santos (foto abaixo), que me peguei, dia desses, pensando em quanto tempo faz que não comemoramos a valer. Considero a última vez naquele 2000, que ganhamos a Mercosul, naquele histórico 4 a 3 frente ao Palmeiras, e que levamos o Brasileiro, diante do São Caetano, em um ano tão festivo, que teve que acabar em janeiro de 2001, com a conquista da João Havelange. “Mas, teve o passe de letra do Léo Lima em 2003, no Carioca, com aquele gol do Souza”, vão me dizer alguns. “Muito pouco”, eu replicarei. Carioca não se comemora pelas bandas da Colina, afeita a conquistas de campeonatos nacionais e internacionais.



E é isso que assusta nesta primeira década de milênio. As conquistas cessaram e nem os cariocas existiram após a vitória sobre o Fluminense em 2003. Glórias narradas em um passado, que conta com locução de Alexandre Santos, o gogó que mais cheira naftalina na tevê brasileira. Já basta de passado! Já basta de sofrimento! Queremos, novamente, títulos.

O time da virada voltou



E para dizer que não falei só de passado, incrível a vitória sobre o Internacional. Sob vários aspectos: o poder de superação, as feições do Roth moldando a cara do time, a recuperação de jogadores como o Coutinho e o Nilton... E mais importante do que tudo isso, foi importante ver o Vasco, novamente, como o time da virada, que não se entrega quando toma o primeiro gol, minha principal repulsa contra os times cruzmaltinos da primeira década de 2000. Espero que a vitória contra o Colorado reacenda a paixão pelos desafios e que os jogadores entendam o significado desta camisa. E que venha o Botafogo.

Joel é Carioca e não, Brasileiro

O torcedor vascaíno já devia saber e o botafoguense, também, que Papai Joel não é de Campeonato Brasileiro. O negócio dele é Campeonato Carioca. Sempre foi assim. E não será diferente em 2010. Ter salvado o Flamengo um par de vezes do rebaixamento é coisa pouca para um técnico de futebol. Portanto, amanhã, contra o Fogão, eu sou mais o Vasco. Ainda que o Dedé seja escalado e que o Dodô fique no banco. Ah, e o Jéferson cabe no time...

Nenhum comentário: