quinta-feira, 14 de novembro de 2013

À Espera de um Milagre

Caros Alvinegros,

Infelizmente nenhuma das minhas previsões mais otimistas para esse ano se concretizou e, lentamente, o Botafogo vai escorregando das primeiras colocações apresentando, nos últimos jogos, resultados indignos de sua tradição.

O Fogão se manteve no G4 graças aos bons resultados conquistados no primeiro turno quando ainda tinha um time com peças que poderiam dar um toque a mais de qualidade em momentos cruciais dos jogos e que nos permitia fazer a diferença. Mas essas peças foram vendidas ou simplesmente pararam de produzir, casos de Lodeiro, Seedorf, Rafael Marques e Renato. Tudo que nos sobrou foi o futebol de jogadores como Henrique, Alex, André Bahia, Sassá. Ou seja, é de matar qualquer um enfartado quando se depende deles. Oswaldo de Oliveira foi uma vítima.

Muito se falou que a torcida não apoiava, não empurrava o time mas disso eles (os jogadores) não podem reclamar: os torcedores foram ao campo quando pediram. Verdade que não encheu estádio (mas houve apoio) mas daí se pode justificar de várias formas: do preço dos ingressos aos insucessos recorrentes do time. Então, se considerarmos apenas os jogos decisivos desse ano da Copa do Brasil e Brasileirão o Botafogo deu vexame em todos os jogos decisivos (Flamengo na Copa do Brasil, Cruzeiro, Grêmio, Goiás e contra os outros timecos prestes a serem rebaixados no Brasileirão).

Não vejo a possibilidade de um milagre que nos leve à Libertadores até porque o Botafogo nunca viveu dele. Portanto, passou da hora de começar a executar o planejamento para o ano que vem. É preciso repensar a permanência de jogadores como Renato e Seedorf, que ganham muito e não deram o retorno esperado (leiam TÍTULOS). Sim, não são vencedores, não ganharam nada mais que um Carioca, coisa que o próprio Sassá também ganhou. Ídolos? Eles não servem pra engraxar a chuteira do Túlio Maravilha. Louco Abreu é mais ídolo que eles e foi jogado pra escanteio e hoje estamos aí na dependência de Elias, Henrique, Alex, Sassá... 

Oswaldo de Oliveira deve mesmo sair porque já não aguenta os insucessos e as cobranças recentes da torcida. Confesso que fico um pouco triste porque gosto dele, ele soube trabalhar muito bem com o time e as peças de reposição quando teve a mínima condição. Mas talvez seja mesmo a hora de renovar, começar tudo de novo com um outro profissional. 

E, pra finalizar, o Presidente Maurício Assunção precisa falar menos e agir mais. O Botafogo precisa de melhores patrocínios e de um diretor de futebol com melhor visão de mercado, basta ver o trabalho feito no Cruzeiro buscando jogadores mais baratos e com grande valor técnico.

Abraços!

Nenhum comentário: