segunda-feira, 27 de junho de 2011

Uma questão de postura

Cruzmaltinos desse planeta,

não me agrada ver o Vasco acuado. É claro que ganhar de 1x0 é um resultado satisfatório, e eu sempre vou pegar uma vitória, venha como vier. Mas não dá pra ter um time com o nosso potencial, fazer um gol e se trancar todo na defesa, ainda mais contra uma equipe como a do Atlético Goianiense.
O Dragão do Centro-Oeste faz parte do seleto grupo de equipes que trazem em suas camisetas uma etiqueta estampada "6 pontos". Qualquer time que deseje algo sério num campeonato brasileiro tem a obrigação de vencer os rubro-negros de Goiás - dentro e fora de casa. É o caso também de Atlético Paranaense, Avaí, Ceará e América Mineiro. São times que se darão por satisfeitos se conseguirem escapar do quase inevitável rebaixamento.
O gol relâmpago do maestro Felipe nos colocou em uma trincheira que parecia que jogávamos contra um combinado dos jogadores combados dos video-games futebolísticos, e não com um time do grupo dos 6 pontos. Quem acabou saindo consagrado foi nosso arqueiro Fernando Prass, como se enfrentássemos um ataque de Allejo e Janco Tianno!
Como diz o título, o problema não é de resultados, é uma questão de postura.


***

No início do campeonato, fiz uma previsão rodada a rodada das possibilidades do Vasco, sem vacilar. Se não trepidarmos, chegaremos aos 73 pontos, número que nos coloca entre os dois primeiros de todas as edições que foram disputadas em pontos corridos com 20 clubes. No entanto, já vacilamos perdendo pontos pro Figueirense, e precisamos compensar isso. Nos próximos 3 jogos, são três pedreiras, e eu esperava somente 2 pontos. Uma vitória em casa contra o Cruzeiro no colocaria de volta para o trilho do penta-campeonato.

***

Por favor, Dona Fifa. Você, que já proibiu as camisas com mensagens religiosas e as incitações à violência, faça um bem ao futebol: proíba a comemoração do João Sorrisão. Nós, torcedores, agradecemos.

***

Hoje o nome ventilado em Sanjanu foi o do zagueiro Anderson Polga. Embora não seja um craque, o perfil me agrada. Experiente, sério, vencedor... Se vier pra somar ao elenco, sem estrelismos, não tenho dúvidas que é uma boa aquisição...

2 comentários:

Marcelo Braga disse...

Concordo plenamente com o grupo dos 6 pontos. Muito bom, Saldanha!

Jota disse...

Gostei da menção ao supernintendo! Allejo faz falta! Odeio tb as comemorações pautadas pela imprensa! João Sorrisão é o escambau!