terça-feira, 13 de julho de 2010

Zico na Terra!

O mundo anda um tanto quanto perigoso para se ter filhos. O consumo exacerbado de informação para o consumo tem banalizado a barbárie, transformado relações em negociações, famílias em empresas, amizades em associações, sexo em golpe financeiro. A televisão faz a gente crer em atores que repetem os mesmos papéis, como deuses do Olimpo. Ter dinheiro, querer ter dinheiro, falar sobre como ganhar dinheiro; ter fama, querer ter fama, falar sobre como ganhar fama.
Mas eis que dos céus, uma carruagem de fogo traz de volta para os campos do Senhor, um de seus avatares. E o Elias retorna antes dos últimos selos, pois só ele será capaz de dizer aos homens que a verdade foi ressuscitada e o caos habitará somente aqueles que não crêrem haver um sentido maior que as trivialidades que fazem os homens se odiarem.
E Zico Falou! E ele é quem guia os olhos do meu espírito! Para mim, o verdadeiro herói brasileiro, muito mais que Tiradentes ou Duque de Caxias. Ele e mais uns outros dois, nosso presida, um deles, são brasileiros dignos da Santa que abençoa o país e de todo poder místico que o protege.

É a mais pura verdade que desapareceu da minha cegueira: é melhor perder a partida em campo, do que a mão da correnteza fora dele. Sempre aplaudi o Flamengo por se mandar para o ataque, mesmo a custo de vexames. Isso é humano, isso é futebol! Da mesma forma, me doía o estômago ver botineiros e trucolentos selvagens maltratando a bola e os adversários. Além dos gols em que obviamente o árbitro errara a favor do Fla. Fui corrompido pela alegria fácil do triunfo. Ela me cegou, me deixou distante dos valores mais precisos em minha alma. Apesar de visitado o abismo, sempre ao meu lado, condutas que me seguravam na estrada. E Zico, sim, ele foi quem renovou o sentido a minha vida. Antes ter a cabeça erguida como homem do que segura em uma bandeja enquanto celebridade!

Leia a matéria sobre o desabafo do Elias

SRN

Nenhum comentário: