quinta-feira, 6 de maio de 2010

Mais uma vez...

Cruzmaltinos desse planeta,

Qual a semelhança entre a semi-final da Taça Rio, a semi da Copa do Brasil 2009 e o jogo de ontem? Sim, os três eram jogos decisivos em "mata-mata". Mas vai além disso: Nos três, fomos prejudicados (e eliminados) graças ao Juiz. Virou rotina. O juiz usa um critério para expulsar um jogador do Vasco e deixa de expulsar o goleiro do Vitória em uma situação semelhante, porém mais explícita! Não dá pra entender. Concordo que o Vasco não foi desclassificado só por isso, que deveria ter se comportado melhor no primeiro jogo (e aquele gol contra do Elder Granja fica a cada momento mais amargo...), mas é inevitável remoer que com 3x1 no placar, faltando 15 minutos pro fim do jogo (19, se pensarmos nos descontos) e um jogador de linha no gol, o Vasco provavelmente se classificava.
Ficou pelo menos a sensação de que o time pode mais. A torcida entendeu.
...


O Vasco sentiu enormemente a falta de banco. A entrada de Paulinho se deu pela falta de um terceiro lateral-direito no elenco (Fagner está machucado e Élder Granja também saiu sentindo). A entrada de Dodô foi uma opção tática, de adiantar mais o time com um atacante de ofício (que mais uma vez mostrou que não está à altura do Vasco). A entrada de Robinho foi pra substituir Carlos Alberto, que estava cansado e não arrumou muita coisa no jogo. Qualquer jogador ofensivo seria melhor do que Robinho, mas não tinha nenhum outro jogador ofensivo em nosso banco de reservas. Cadê Caíque, cadê Fumagalli? Cadê Rafael Coelho? Nada seria pior que Robinho... Mas então entendemos o pior problema do banco do Vasco: o comando. O técnico Gaúcho é confuso, não tem domínio do grupo, não sabe armar o time e nem fazer substituições. Se o Vasco precisava de um resultado elástico, qual é o propósito de manter 3 volantes no banco!? Que venha qualquer outro. Logo.

...
"Qualquer outro" é forma de dizer, tá?
...

Magno deu sorte e marcou um gol. Mas é horroroso! Tenta a jogada de efeito o tempo todo. Não consegue pegar a bola e tocar simples. Parece que ele está o tempo todo tentando provar que merece estar no time titular. Se ele tentasse o feijão com arroz, seria mais efetivo e mais útil.
...

E o Dedé!? Eu não gosto de zagueiro com nome de trapalhão, já começa por aí. Mas o grandalhão não tem a menor noção de posicionamento. Pra onde você olhava, lá estava o zagueiro. Estava marcando a bola! Quando chegava na jogada, era atrasado e com força excessiva. O pior de tudo é que é bem capaz do nosso treineiro deixá-lo no time para a estréia do Brasileirão. Alguém consegue imaginar o resultado do duelo entre Tardelli e Dedé?
...

Vi no twitter alguns crucificando o volante Nílton pela expulsão. O erro maior foi do posicionamento da defesa, que saiu inteira num atacante, deixando o outro na boa. Alguns dizem que nosso cão de guarda poderia ter só cercado, que o arqueiro Fernando Prass abafaria a jogada... Pode até ser, mas é o tipo de falta que 9 entre 10 zagueiros fariam. E, mesmo que ele tivesse só cercado, nada garante que o atacante não iria cair e o juizão daria pênalti e expulsão do mesmo jeito...
...

Carlos Alberto teve mais uma atuação abaixo do esperado. Se ele tivesse se esforçado para criar jogadas da mesma maneira que ele se esforçou para se jogar no chão, teria sido o craque do jogo.
...

Aliás, não tivemos só um "craque do jogo", mas dois. O primeiro foi o garoto Philippe Coutinho. Acertou pelo menos dois passes geniais, correu, brigou... Mostrou que tem estrela. O segundo foi o também moleque Souza, que entrou mostrando como é um volante que sabe sair jogando. Esse não pode mais sair do time. Destaques positivos também para o lateral esquerdo Ramonstro e para o atacante Élton, que correu e buscou o gol o tempo todo.
...

Agora é catar os cacos e seguir em frente. O primeiro jogo é pedreira, o Atlético no Mineirão. Eu entraria com Prass; Fagner, Titi, Martinelli e Ramon; Nilton, Léo Gago, Souza e Coutinho; Carlos Alberto e Élton. Mas, provavelmente o nosso "comandante-jênio" entrará com Prass; Granja, Dedé, Martinelli e Ramon; Nilton, Souza, Magno e Carlos Alberto; Coutinho e Élton. Agueeeeeeenta coração...

2 comentários:

TAL disse...

Vasco na CB = Corínthians na Libertadores. Não tem jeito.

Felipe Thiroux disse...

Concordo com praticamente 100% da sua análise da partida, nada a acrescentar!

Só quero dividir um pensamento que me ocorreu depois do jogo, uma visão otimista sobre a nossa eliminação. Vamos a ela:

Uma vez que é fato que nosso time e nosso treinador é fraco, se passassemos do Vitória poderíamos até passar do Atlético-GO mas dificilmente consiguiriamos superar Santos ou Grêmio. Terminariamos dividindo nossa atenção entre as duas competições por mais um mês, dificilmente levariamos a taça e nos prejudicariamos no Brasileirão.

Eliminados poderemos concentrar força total no campeonato nacional e somar o máximo de pontos possíveis - perder o mínimo possível, talvez - que serão muito importantes quando a Copa acabar.

Se serão importantes para uma classificação pra Libertadores ou pra fugir do rebaixamento só os reforços que chegarão até lá é que poderão dizer.

Saudações Cruzmaltinas,