quinta-feira, 29 de abril de 2010

Caro demais

Cruzmaltinos desse planeta,

o Gigante da Colina não merecia de jeito nenhum a derrota sofrida no Barradão. Pelo menos não essa. Não de 2x0. Nosso escrete se empenhou e conseguiu fazer um jogo que, se não foi brilhante, foi estrategicamente inteligente na casa do adversário. Jogando contra um tabu de jamais ter vencido o Vitória no Barradão, o Vasco entrou em campo sabendo que nas etapas anteriores os baianos fizeram o resultado em casa. A cautela era a palavra de ordem e o time se comportou bem. A defesa atuou como poucas vezes esse ano, com Titi e Martinelli não dando mole e não dando espaços pro ataque. No primeiro tempo, chegamos pouco, e mesmo assim, tivemos duas boas chances de gol, nas cabeças de Élton e Cazalberto. No entanto, o Vitória abriu o marcador em uma bola fortuita, uma cabeçada muito forte que acabou sobrando pro ex-Vascaíno Renato "Zumbi". Aliás, o morto-vivo-atacante é muito ruim, e só conseguiu marcar porque a bola sobrou sozinha pra ele. Alguns reclamam de falha na marcação, da sobra, mas não dá pra culpar ninguém ali. Fernando Prass espalmou a bola no reflexo, e quando ela vem assim, pelo alto, é natural que o defensor perca um segundo procurando a bola no alto. Esse segundo, para nós, foi fatal.
No segundo tempo, o Vasco voltou melhor, e quase empatou com uma cabeçada do capitão que parou na trave. O time tinha o domínio e o goleiro Viáfara fez pelo menos uma boa defesa que salvou a equipe soteropolitana do empate. No entanto, numa jogada boba, que nosso volante Zidanilton - até então, impecável - fez uma gracinha, o Vitória conseguiu um novo cruzamento que chegou no pé do reserva Neto Beirola. A bola era tranquila para nosso arqueiro, se no meio do caminho não estivesse Elder Granja. Assim, o Vitória conseguiu muito mais do que procurava nessa noite de quarta-feira. O lateral-direito do Vasco merece um comentário a parte: o desempenho de Granja impressiona negativamente - nulo no ataque, ineficiente na defesa, fez um gol contra e ainda tomou um chapéu desqualificante. Assim, os baianos levaram o 2x0 e a vantagem de poder perder por um gol de diferença (até 2, se conseguirem marcar) na partida em São Januário.
Mas nem tudo está perdido. Já vimos o Vasco sair de situações mais adversas, e o retrospecto do Vitória fora de casa na Copa do Brasil (Uma derrota - pro Corinthians de Alagoas, um empate e uma vitória magra contra o Náutico) nos permite manter as esperanças. Não vai ser fácil, mas quando é que foi fácil para o clube da colina?
...

Repetindo: Bem ou mal, vimos hoje um Vasco com um sistema defensivo que - se não foi perfeito - ao menos estava organizado. Ao chegar em casa, vi vários comentários no Twitter pedindo a cabeça do treineiro Gaúcho. Não escondo de ninguém que o eterno-interino não é meu favorito, mas creditar a derrota em suas costas é covardia. Quem fala que o time não pode jogar com 3 volantes desconhece o que é futebol. Se no segundo tempo quem entrou pra dar velocidade foi Robinho é uma questão de falta de peças de reposição, não de falta de visão estratégica. Coutinho e Cazalberto não renderam tudo que podiam, é mérito da defesa baiana. Temos que parar com esse complexo de filho feio de achar que tudo que fazemos é pior do que os dos outros. Já nos livramos de situações mais adversas. A derrota de hoje não é o fim do mundo, e não podem servir de combustível pra quem só quer tumultuar o ambiente na Colina. Quem quer só cornetar, favor ficar em casa na próxima quarta. Dêem espaço pra quem acredita no Vasco lotar o caldeirão.



2 comentários:

Felipe Thiroux disse...

Cara, concordo com a sua avaliação sobre o jogo, só não sou tão otimista quanto ao jogo da volta. Um time com tanta dificuldade de fazer o gol quanto o nosso meter 3 no Vitória vai ser díficil!!! Abaixo segue uma avaliação mais detalhada do que acho:

O JOGO

O Vasco mais uma vez jogou como nunca e perdeu como sempre. O Vitória não merecia ter feito dois gols, o Vasco merecia ter feito pelo menos um. A defesa cruz-maltina se comportou bem para seus padrões mas nas vaciladas que deu, sofreu os gols. O ataque continuou circundando a área adversária sem ser muito perigoso e nas oportunidades claras que teve, não marcou. Assim fica difícil.

GAÚCHO

Na transmissão do SPORTV tanto o Lédio Carmona quanto o narrador da partida criticaram bastante o Gaúcho por ter mantido os 3 volantes em campo praticamente o jogo inteiro. Não concordo com eles. Nossa zaga é frágil - apesar de, como já disse, ter se comportado bem nesse jogo -, nossos laterais não marcam bem e o sistema defensivo depende muito de um meio-campo mais marcador. Wagner Mancini já tentou abrir mão de um meio tão fechado e acabou se estrepando. Além disso o placar de 0x1 era relativamente fácil de ser revertido em São Januário, não havia porque se expor mais e tomar um segundo gol. Além disso as opções de ataque do Vasco são escassas, colocar Robinho, Magno ou Dodô em campo seria abrir mão de um homem na defesa sem ter a garantia de melhoria no ataque.

Não que eu ache que Gaúcho não está vacilando, ele está.

Atualmente o time do Vasco é limitado. Ter um treinador que só escala bem a equipe não basta. É preciso treinar jogadas ensaidas, pensar em alternativas para melhor explorar a velocidade de Philippe Coutinho, o poder ofensivo do Ramon, o chute forte do Léo Gago. Gaúcho parece se limitar a mandar o time pra campo e deixar os jogadores resolverem sozinhos, é muito pouco. Além disso é curioso ver um técnico que treinava as categorias de base do clube boicotar tanto as pratas da casa. Desde que Gaúcho assumiu o Souza simplesmente sumiu (acho que ele seria um excelente opção de tentar mudar o jogo, deixar o time ofensivo, sem enfraquecer a defesa) e Coutinho começou a ser constantemente sacado do time, sendo agora ameaçado com a reserva.

Se for pra trazer qualquer um, sigamos com o nosso treinador com cara de pinguço. Mas um comandante mais experiente ia fazer uma diferença nesse time.

O JOGO DA VOLTA

Enfrentamos um dilema. Nosso time com 3 volantes consegue ser um pouco mais consistente na defesa, mas cria poucas chances de gol. Como precisamos ganhar por 3 gols de diferença ( o 2x0 leva pros penaltis, já é bom) temos que deixar o time mais ofensivo mas isso irá expor terrívelmente nossa defesa que não pode tomar gols, o que faria a vaca ir definitivamente pro brejo, o que fazer?

Eu, sinceramente, manteria os 3 volantes, pelo menos no começo. Não vejo nenhum talento ofensivo que possa entrar no time e fazer a diferença na frente e isso só nos enfraquecerá mais lá atrás. Infelizmente, até por uma pressão natural da torcida, não acho que vá ser isso que vai acontecer. Provavelmente Léo Gago sairá para a entrada de Magno no meio-campo ou para Dodô ir fazer companhia ao Elton no ataque, recuando Carlos Alberto. MEDO.

CONCLUSÕES

Vale ressaltar a minha decepção com nossos volantes contratados. Rafael Carioca (melhor volante do brasileirao 08) e Léo Gago (melhor volante do brasileirao 09) estão acima dos cabeças de área que passaram pelo nosso time nos últimos tempos mas estão muito aquém do esperado. São muito pouco efetivos no ataque, limitando nossas opçoes ofensivas, TRISTE.

Racionalmente a Copa do Brasil pra mim já acabou. Mas tem aquela teima de torcedor em acreditar, achar que dá, que vai crescendo no peito e que até quarta que vem já vai ser grande o suficiente pra me fazer sentar em frente a TV achando que vamos passar. Mas o melhor na verdade é começar a pensar nos reforços que nos darão uma vida mais tranquila no Brasileirão. Zé Roberto? Pelamordedeus, nããoooooo!!!!

Felipe Thiroux disse...

Valeu pelo convite e parabéns pelo blog, cara!

Sinto falta de blogs de vascaínos que falem do Vasco de forma realista ( ou seja, parecida com a que eu penso) ! A sua foi a única que encontrei até hoje ( o cara q escreve no blog do torcedor do globoesporte.com, por exemplo, eu acho tosco!).

É isso aí! Continue com o bom trabalho de propagar a palavra vascaína pelo mundo!

Saudações,