sábado, 12 de setembro de 2009

Vencer ou vencer

Peço desculpas às almas perdidas que me acompanham neste espaço pelo período sem postar, mas confesso que a derrota do Botafogo diante do Sport em Recife no último sábado por 2 a 1, e mais que o resultado, a forma como o time se portou, principalmente no primeiro tempo, me deixaram bastante desesperançoso e até mesmo descrente com esse arremedo de time que infelizmente representa, atualmente, nosso grandioso clube de futebol e regatas. Jogadores, treinador e diretoria repetem durante toda semana: " O trabalho está sendo bem feito", " Não podemos mais errar", "A reação começará no jogo de hoje", aí chega na hora da partida e em 7 minutos o time já toma dois gols do Sport Recife, uma das maiores bábas da competição. Não consigo entender que trabalho bem feito é esse, que não consegue arrumar o posicionamento defensivo de nosso time, que sempre deixa buracos no miolo de zaga e avenidas pelas pontas. Mas como já dizia Artur da Távola "Ser Botafogo, é ser estrela solitária ou solidária, é tomar partido, ousar e desbravar, é insistir e crer onde os fracos desistem." Perder a esperança, jamais.

Achei válida a iniciativa da diretoria de levar os jogadores e comissão técnica para uma temporada de treinamentos na região dos Lagos. A cobrança dos torcedores da capital, que tem um contato mais próximo com os nossos atletas, apesar de necessária, não pode ser excessiva e no atual momento, por mais que queiramos xingar, criticar esse ou aquele jogador, chamar o técnico de burro e a diretoria de incompetente, devemos entender que a tranquilidade e um ambiente mais ameno é crucial para um melhor desempenho de nossa equipe no campoenato.

Durante a semana Estevam Soares aproveitou pra testar alguns jogadores que não vinham tendo oportunidades no time titular, como o zagueiro Teco e o meia Jônatas, esse último entrando no decorrer de algumas partidas. No último treinamento aberto ao público, realizado ontem, nosso treinador definiu algumas mudanças na equipe que deve jogar num 3-5-2 diante do Fluminense. O volante Fahel foi recuado e formará a linha de 3 zagueiros, ao lado de Juninho e Emerson ( ai Jesus!!). Na meia, jogam Leandro Guerreiro, Jônatas e Lúcio Flávio e Alessandro e Eduardo nas alas. Confesso que apesar de o setor de criação ganhar com a entrada de Jônatas, ele fica muito lento, o que pode acabar facilitando a marcação tricolor. No ataque Victor Simões perdeu a posição para Reinaldo (até que enfim), que formará dupla com André Lima. No gol, Jefferson fará sua reestréia no clube, depois de uma passagem de 3 anos no futebol turco.

Eu estou otimista em uma vitória no clássico vovô. Meu palpite é 3 a 1 para o Glorioso. Agora, se perdermos ou empatarmos com o Fluminense, a maior bába do campeonato, e que já está praticamente rebaixado, é sinal de que teremos no ano que vem o clássico mais antigo do futebol carioca sendo disputado na série B.

Nenhum comentário: