domingo, 3 de junho de 2012

Essa cartolagem...


Há pouco tempo atrás, a CBF anunciou mudanças no calendário do futebol brasileiro de 2013. Muita gente (inclusive eu) ficou satisfeita com a volta dos clubes da Libertadores à Copa do Brasil, e o fim da fase nacional da Copa Sul-Americana. Faltou esperar os cartolas molharem o bico...

Semana passada a CBF divulgou mais detalhes de como ficam essas competições e as noticias não são tão boas assim. Como forma de afago às federações estaduais, a Copa do Brasil inchou: terá 86 clubes. Além dos clubes da Libertadores (que só entrarão nas oitavas), a competição “ganha” também o “reforço” de mais 16 times. Potências como o terceiro lugar no campeonato alagoano, ou do DF, que certamente só abrilhantarão o certame.

Mas pior mesmo foi o que fizeram com o torneio continental. A Copa Sul-Americana 2013 só terá 4 representantes brasileiros (até ai, ótimo). Mas eles não serão os clubes que ficarem entre a quinta e a oitava posição no Brasileirão deste ano. E sim, os melhores colocados que já tiverem sido eliminados na Copa do Brasil 2013. Ou seja, rebaixaram a Sul-Americana! Transformaram a competição (que já era a série B da Libertadores) em um torneio de consolação pra quem fez feio na Copa do Brasil. Ressuscitaram a Copa Conmebol!

Um viva à CBF e a sua impressionante capacidade de atrapalhar o futebol brasileiro!

4 comentários:

bigmontz disse...

Não vejo problema no aumento de clubes na Copa do Brasil, até apoio. Entretanto, os clubes da primeira divisão deveriam entrar em fases mais adiantadas do torneio.

A cagada foi esta história de rebaixar a Sul Americana e ainda tirar alguma disputa do Brasileiro. Ou seja, o time que quase foi pra Libertadores pelo Brasileiro acaba ficando na mesma situação do 16º colocado do campeonato.

Att,

bmz

Renato Saldanha disse...

Tudo bem, bmz, se os clubes grandes só entrassem depois, realmente nao teria problema. Mas nao é isso o que vai acontecer. Vamos ver times grandes tendo prejuízo pra jogar contra ADESG no Acre, ou times piores.

ST

Rafael Saldanha disse...

Os times da Libertadores só entram nas oitavas, correto?

Renato Saldanha disse...

sim, rafael. 80 times se enfrentam até sobrar 10. Ai entram os 6 da libertadores, e forma os 16 das oitavas,
ST