sábado, 22 de outubro de 2011

A unanimidade burra

No começo do campeonato, escrevi várias vezes aqui que faltava equilíbrio ao time do Flu. O time começava os jogos com 1 atacante e acabava com 4. Com a saída do Conca, e sem Deco e Fred (lesionados ou fora de forma), o Flu se tornava um time (só) de guerreiros. Pra piorar, Abel abusava do direito de errar e o time não saia do meio da tabela.

Acabamos o primeiro turno em décimo primeiro, com 25 pontos. Mas o vento mudou e o Flu decolou. A campanha no segundo turno é excelente. Até o começo dessa rodada, tínhamos o melhor ataque, o artilheiro e o melhor jogador do returno. Em apenas 11 jogos, fizemos os mesmo 25 pontos do primeiro turno e voltamos a brigar pelo título.

Apesar dessa boa arrancada, os 25 mil torcedores que foram ao Engenhão parecem ter deixado a paciência em casa. Ao invés de apóio, vaias e pressão... Era tudo que o Cuca queria.

Sem Deco, Fred, Rafael Moura e Marquinho, o Abel armou o meio campo com Edinho, Fernando Bob, Rodrigo e Lanzini, no meio, e Rafael Sóbis e Martinuccio na frente. Cá pra nós, eu faria o mesmo. Talvez apenas escalaria o Valência, pra cuidar melhor dos contra-ataques, mas não acho que mudaria muito. O time começou nervoso, muito pilhado, e levou o primeiro gol logo com 10 minutos. Mas a partir daí passou a dominar o jogo. Chegou a ter 75% de posse de bola e pressionava o adversário (ainda que faltasse poder de fogo ao ataque). O segundo gol, ainda no primeiro tempo, foi uma grande injustiça.

Então, o Abel se viu obrigado a mexer. Não apenas pelo resultado desfavorável, mas pela pressão da torcida que, inexplicavelmente, vaiava Rodrigo e Fernando Bob desde dos 20 minutos do primeiro tempo. Nao que os dois sejam craques. Mas são dois jovens jogadores que estavam se esforçando em campo, e mereciam um pouco mais de calma da torcida.

Porém, Abel seguiu os conselhos da massa burra e pôs Souza e Araújo pra jogar. Conseqüência óbvia: o time piorou. Porque? Por que Araújo e Souza, que juntos somam 70 anos, pioram qualquer time. Já disse aqui e repito: Araújo e Souza não servem pro Flu, e já deviam ter sido mandados embora a muito tempo. Pena que a unanimidade burra das arquibancadas não pensa assim.

ST

2 comentários:

Marcelo Braga disse...

Será que o torcedor que foi ao Engenhão ontem não percebeu que o time foi muito melhor no 1º do que no 2º tempo? Eu só entraria com o Ciro no lugar do Martinucio, mas Abel foi burro sim no 2º tempo ao voltar com aquela velha e inoperante tática de encher o time com atacantes, algo que jamais obteve a regularidade tão almejada. Mais um jogo pra servir de lição, pena que só restam alguns.

ST

Renato Saldanha disse...

E isso mesmo, Marcelo. No fim do jogo, o Abel poderia ter virado pra arquibancada e gritado bem alto: BURROS, BURROS, BuRROS!