quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Fazendo a nossa parte

Cruzmaltinos desse planeta,

a noite de hoje foi emblemática. Mesmo com todos os problemas, com todos os desfalques - que vão do Maestro ao Monsieur Comandante, passando pelas duas laterais - com todas as dificuldades, o Gigante da Colina entrou em campo com uma coisa na cabeça: ganhar do Ceará em casa é obrigação, e time que quer ser campeão tem que cumprir com todas as obrigações pra chegar lá. Desde o primeiro minuto de jogo o time agrediu, buscou o gol e poderia ter saído com um placar mais dilatado não fosse a sorte do goleiro cearense combinada com a incompetência de nossos homens de área. O time do Vasco jogou como favorito, e mostrou a diferença entre ser times grandes, times pequenos e times gigantes. Pra cima do trem bala da colina não tem dessa de carroça desembestada.
Deus ajuda a quem cedo madruga. Façamos a nossa parte, pois nosso adversários mostraram essa noite que estão muito dispostos a fazerem a parte deles...

***

Élton marcou 2 e se tornou o artilheiro do time do Brasileirão. Embora eu não desgoste de nosso camisa 9 Alecsandro e ache até que ele fez uma boa partida hoje, é flagrante que nosso camisa 39 está em melhor fase. Será que ele não merece mais uma oportunidade entre os titulares?

***

O gol do Ceará nasceu de uma falha de Fernando Prass, mas uma falha que não aconteceria se o zagueiro Renato Silva não recuasse TODAS as bolas que chegam a seus pés de volta para nosso arqueiro. Até em peladas de fundo de quintal os atacantes sacam essa jogada ao observarem a falta de recurso dos defensores.

***

Constava na súmula que o jogador Boiadeiro estava no banco de reservas, mas o lateral-esquerdo do Ceará tomou tantos dribles da vaca que dá pra começar um rebanho e assumir o apelido.

***

Por falar em lateral-esquerdo, Márcio Careca hoje não comprometeu, e até conseguiu dar uma assistência para o gol num lance que só um perneta erraria. Ou seja, por não ter atrapalhado, deve ter sido sua melhor atuação com a camisa da faixa transversal...

***

As notícias que vêm do Hospital Pasteur são animadoras. Parece que Ricardo Gomes já começou a se movimentar e reconheceu as pessoas que o visitaram hoje. Isso traz tranquilidade a todos os amigos que ele fez no futebol, não só no Vasco.
Aliás, a oração que os jogadores e a torcida Vascaína fizeram em São Januário hoje foi realmente emocionante. Poucas vezes vi uma corrente pra frente tão bonita em um espetáculo esportivo.

***
O jogo de hoje marcou o começo de uma fase difícil para nós. O Vasco enfrenta agora América-MG, Coritiba, Figueirense, Grêmio e Atlético Goianiense. Não que nenhum desses adversários tenham cacife de avacalhar a vida do Vasco. O problema é que nosso grau de exigência para esses jogos é altíssimo. A expectativa é conseguir 13 pontos nesses 5 jogos. Até pela fragilidade dos adversários, o maior perigo é perdermos para nós mesmos. Temos que tomar cuidado com as retrancas, com as suspensões e contusões. Qualquer ponto perdido aqui significa ter que correr atrás nos jogos mais complicados. Porém, se mais uma vez cumprirmos nossas obrigações, o título de 2011 estará cada vez mais próximo de São Januário...

Nenhum comentário: