domingo, 12 de junho de 2011

Nada de pânico

Na estréia do Abelão, nossa segunda derrota em quatro jogos. Nada que traga grandes preocupações, já que essa também era a nossa situação no ano passado. Façamos, porém, alguns registros.

O Fluminense não jogou bem, principalmente no primeiro tempo. O Corinthians adiantou a marcação e o Flu ficou sem saída de bola. A falta de um atacante paradão no ataque paulista confundiu a marcação tricolor. Apesar disso, não dá pra ignorar que, enquanto o goleiro corinthiano foi talvez o melhor em campo, com pelo menos 3 defesas difíceis, Ricardo Berna contribuiu (e muito) pra nossa derrota. A bola do primeiro gol me pareceu defensável. No segundo, o rebote pra frente, pro meio da área, levou o Leandro Euzébio a cometer o pênalti. Se é mesmo verdade que o Diego Cavalieri tem se destacado nos treinos, acho que já passou da hora de ele ter outra oportunidade.

No segundo tempo, Abel mudou o esquema e o time mostrou outra atitude (ou foi o Corinthians que desacelerou?). Mas nada que empolgasse muito. É verdade que o Fred não vem bem. Mas o esquema também não ajuda. Talvez herança do ano passado, o Flu abusa do chuveirinho na área e só consegue ser perigoso nas bolas paradas. Além disso, no primeiro tempo o Abel deu ao Tartá a missão de acompanhar as subidas do lateral-esquerdo adversário até a linha de fundo. Não me parece uma boa idéia. Além de não ter características defensivas para executar essa função com qualidade, ele acaba não tendo fôlego para atacar. Com isso nosso capitão fica isolado entre os zagueiros, e some do jogo.

Mas nada de pânico. Vamos deixar o Abel trabalhar com calma. Tenho certeza que em pouco tempo o time vai ganhar outra cara. No mais, é lamentar a nova lesão do Deco, e agradecer por ninguém em nosso departamento de marketing ter tido uma idéia tão idiota quanto essa abaixo.

3 comentários:

Felipe Hutter disse...

A coisa tá feia Renato...
Acho que a grande diferença foi mesmo ter um bom goleiro defendendo a meta adversária e nosso Ricardo Berna no gol do Flu.
Não vi essa superioridade do Corinthians tão falada nas transmissões, sinceramente. Tanto que nos dois lances de perigo dos caras a bola entrou.
Volto a afirmar que Souza não pode ser reserva desse time, sua entrada melhorou muito o meio campo além de apoiar Mariano na inóspita lateral direita.
Não me fez sentido um esquema 3-5-2 que afunilou tanto o jogo. Júlio Cesar cansou de dar entrevistas durante a semana e afirmou que era seu esquema preferido e que a torcida iria vê-lo apoiando melhor o ataque (?!?). Também não vejo a hora de Carlinhos ser nosso lateral.
Vamos ver o que o Abel arruma agora. O fato é que as próximas partidas precisam ser vencidas pela fragilidade dos adversários. É tempo de testes, mas sem perder pontos nas próximas rodadas.
A pulga não sai de trás da orelha.
ST

Renato Saldanha disse...

Antes eu achava que o Carlinhos marcava melhor, e o Júlio César apoiava melhor. Mas, concordo contigo: hoje, o Júlio César é uma peça nula, não apoia, nem marca...
abraços
Renato

Marcelo Braga disse...

Abel se precipitou em já modificar o setor defensivo logo no primeiro jogo depois de apenas três treinamentos.
Ele mesmo disse que após observar os jogos do Flu nesse início de BR/11, a defesa estava segura e que sua preocupação seria o poder ofensivo.
Ficou claro a confusão da zaga no início do jogo, com Gum e L. Euzébio sempre vendidos nas jogadas. Com o decorrer da partida e o resultado já garantido pro adversário que não corremos tanto perigo.
Defendo o 3-5-2, mas Abelão poderia ter trabalhado mais antes de colocar em prática.

Vale lembrar que o goleiro deles foi melhor em campo, coisa que Berna já não é há muito tempo.

Tirando o gol contra o Argentinos Jr., o que o J. César produziu para o FFC???

ST!